O Museu de Arte Contemporânea de Americana abre, nesta quarta-feira (22), inscrições para a oficina ???Imagem no tempo, imagem no espaço ??? a narrativa nos quadrinhos e no cinema???, realizada por meio do Programa Pontos MIS, parceria da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Estado da Cultura.
A oficina vai acontecer no dia 29 de junho, das 13h30 às 17h30, e estão sendo oferecidas 20 vagas para participantes com idade a partir dos 14 anos.
As inscrições podem ser feitas pessoalmente no MAC, que fica no CCL ??? Centro de Cultura e Lazer, das 9h às 16h30, pelo telefone 3408-4800 ou pelo e-mail [email protected]. A participação é gratuita.
Esta oficina visa comparar narrativas em quadrinhos e suas versões cinematográficas, analisando noções-chave em ambas as linguagens ??? como ritmo, duração, composição, realismo, entre outras. Serão estudadas cenas de filmes e quadrinhos como Ghost World, 2001 ??? Uma Odisseia no Espaço – e Asterix, além de autores com fluência em ambas linguagens, como Hayao Miyazaki, Osamu Tezuka e Bill Plympton. Em sua parte prática, os alunos irão decupar e desenhar um pequeno trecho de um roteiro cinematográfico ??? os resultados serão comparados com o filme em si.
Victor Gáspari Canela é roteirista e artista visual. ?? frente da produtora Split Studio, especializou-se em roteiros de animação, tendo trabalhado com canais como Nickelodeon, Cartoon Network e TV Escola.
MAC abre inscrições para Oficina Ponto MIS
A partir de amanhã (01/04), estarão abertas 30 vagas para a Oficina Ponto MIS sobre efeitos especiais em filmes, no MAC (Museu de Arte Contemporânea), instalado no CCL (Centro de Cultura e Lazer). A oficina será realizada no dia 15 de abril, das 13 às 17 horas, e os interessados devem ter acima de 14 anos.
Ministrada pelo professor de historia audiovisual, Cássio Starling, a oficina apresenta os principais truques criados por equipes que inventam mundos inexistentes, criaturas lendárias, monstros e ações que deixam os filmes com emoção. Por meio de trechos de filmes de diferentes épocas, os participantes aprenderão como foram concebidos e aperfeiçoados os mais importantes truques óticos, mecânicos e digitais e conhecerão o trabalho de grandes artistas especializados em fazer o publico acreditar no impossível.
Cássio Starling é crítico, curador, pesquisador e professor de história do audiovisual. Como crítico, colabora regularmente para o jornal Folha de S. Paulo, integra o grupo de curadores da Mostra de Cinema de Tiradentes, da CineOP e da CineBH. ?? organizador, editor e autor das coleções Folha Clássicos do Cinema (2009), Folha Cine Europeu (2011) e Folha Charles Chaplin (2012). Autor do livro Em Tempo Real (Ed. Alameda, 2006) sobre narrativas de séries de TV.
As inscrições para participar da oficina podem ser feitas pelo email [email protected] ou através dos contatos da Secretaria de Cultura, (19) 3408-8034 ou (19) 3408-8022. O MAC fica na Avenida Brasil, n° 1293, Jardim São Paulo.