O ano letivo começou na Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d´Oeste. Mais de 15 mil alunos retornaram às escolas municipais nesta segunda-feira. Crianças da creche, Educação Infantil (Jardim I e II) e Ensino Fundamental (1ª a 5ª série) iniciaram a semana com horários diferenciados para período de adaptação. Já os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) seguem com aulas em horário normal. Em Nova Odessa, a volta às aulas ficou para o dia 7.

A crianças da creche (0 a 3 anos) terão período de adaptação durante a primeira semana. Nesta terça-feira,o atendimento será das 7 às 9h30. Na quarta-feira e quinta-feira (2 e 3), das 7 às 11 horas, com saída após o almoço. E na sexta-feira (4), a saída será às 14h30, após o lanche. Para os alunos da Educação Infantil (4 e 5 anos) e do Ensino Fundamental são dois dias de adaptação, 31 de janeiro e 1 de fevereiro. Os que frequentam as Emefeis no período da manhã terão atendimento das 7h30 às 9h30; os da tarde, das 13 às 15 horas. Já os alunos do Ensino Fundamental, das 7 às 9h30 (manhã) e das 12h30 às 15 horas (tarde).

 

Americana define volta às aulas em 7 de fevereiro

Nos CIEPs, o horário da Educação Infantil (4 e 5 anos) e do Ensino Fundamental será das 7 às 11 horas. Os demais dias da semana seguem com o horário normal de aula.

Cada escola têm autonomia para oferecer mais tempo de adaptação caso a necessidade seja identificada, respeitando a individualidade de cada criança.

“De maneira planejada e cheia de esperança, recebemos os alunos de braços abertos oferecendo-lhes o que é de direito, a educação. Seguindo todos os protocolos sanitários, iniciamos o ano letivo que será de muito conteúdo, aprendizado, convívio social e desenvolvimento integral. De acordo com o prefeito Rafael Piovezan, a escola é a base do futuro das crianças e da nossa sociedade e é com esse olhar que investimos dedicação em cada dia letivo, acolhendo e celebrando cada conquista de nossos alunos”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

O alimentação escolar também foi iniciada com refeições e lanches planejados por nutricionistas da Secretaria de Educação. E o transporte escolar segue com todas as linhas rurais, urbanas e o adaptado em funcionamento para garantir a locomoção dos alunos que precisam.

O atendimento nas escolas é realizado seguindo o protocolo sanitário que prevê aferição de temperatura, uso de máscara, uso de álcool gel, lavagem frequente das mãos, higienização dos ambientes, dentre outras diretrizes que fazem das unidades escolares, ambientes seguros.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação, localizada na Rua Graça Martins, 680, no Centro, ou ainda pelo telefone (19) 3464-9449.