Pesquisa realizada com 1.289 consumidores de 95 cidades brasileiras mostra que a “Black Friday” (data do calendário comercial americano, em que as lojas oferecem descontos diferenciados), vem se consolidando como uma forma de antecipar as compras de Natal. A pesquisa constatou que 73% dos entrevistados pretendem aproveitar a Black Friday, que em 2018 será no dia 23 de novembro, exatamente para adiantar as compras de presentes de fim de ano.

Além disso, 56% dos entrevistados disseram que preferem comprar pela internet (e-commerce), 17% por lojas físicas e 27% afirmaram que podem utilizar as duas formas. As categorias de maior interesse são: eletrônicos (52%), eletrodomésticos (41%), casa e decoração (33%), moda e acessórios (33%) e smartphone (28%). O valor médio a ser pago pelos consumidores nessas categorias varia de R$650 a R$1.900.

A pesquisa mostrou também que 33% dos entrevistados ainda não se decidiram sobre comprar ou não durante a Black Friday e 14% disseram que não pretendem aproveitar a data para realizar compras. Entre as razões citadas pelos entrevistados para não participarem das promoções estão: 52% não acreditam que os descontos sejam reais, 30% não precisam comprar nada no momento e 26% não dispõem de condições financeiras. Entre os entrevistados, 60% afirmaram que compraram durante a Black Friday do ano passado, ou seja, houve um aumento de 17,8% nas intenções de compra dos consumidores, entre 2017 e 2018.

Esta pesquisa foi realizada de forma online pela Inovyo* com 1.289 consumidores, no período de 22 a 24 de outubro de 2018, em 95 cidades brasileiras. Para mais informações: info@inovyo.com