?? possível surgir uma história infantil a partir da melodia folk de uma banda islandesa? Flávia Ferreira mostra que além de ser possível, superar medos também pode ser um caminho trilhado a sua maneira. Obra infantil publicada este mês pela editora Adonis, Esclarecimento de Dona Joaninha à Jovem Árvore falante será apresentado no projeto Leitura com Pipoca do próximo domingo, dia 21 de agosto, às 10h30, no quiosque Gostinho de Leitura, instalado no Zoo de Americana.
Livro de estreia de Flávia, que também é diretora da rede municipal de Cosmópolis, Esclarecimento de Dona Joaninha à Jovem Árvore Falante gira em torno de uma joaninha que protagoniza um ataque nervoso no bosque por conta de uma libélula. A forma encontrada pela protagonista foi escrever uma carta, expondo todos seus medos, angustias e aflições à Árvore Falante e, assim, desculpar-se pelo ocorrido. O livro é uma miscelânea de coragem e medo, uma forma de evidenciar que superação não é um caminho fácil, estável, mas gratificante.Abordar o delicado tema entre medo e superação não foi um exercício fácil para a própria escritora, que, como todo escritor, colocou um pouco dela no drama da personagem. “Escolhi abordar medo e superação, porque na época eu precisava tomar algumas decisões profissionais e não as tomava por temer enfrentar o mundo fora da minha zona de conforto e a personagem representa o que eu queria muito superar: minhas inseguranças”, explica Flávia.A vida de Flávia imitou sua própria história e o primeiro passo para sua superação, por incrível que pareça, foi encaminhar os originais da história para editora Adonis. “A partir da conclusão do livro e a tomada de decisão de enviá-la para Adonis, comecei minha cautelosa caminhada em direção às mudanças almejadas, sei que o medo me fez ser muito focada e deixei a covardia para trás”, confessa. “No dia que enviei o texto superei meu medo de não ser boa o bastante e fracassar no caminho de um sonho, portanto, em muitos aspectos sou a Joaninha dessa história”, completa.Esclarecimento de Dona Joaninha à Jovem Árvore Falante nasceu no embalo da canção Dirty Paws, da banda Of Monsters and Men. A letra da música, ao contrário do livro de Flávia, traz uma história contada por uma libélula. “?? importante ressaltar que essa inspiração não me ocorreu na primeira vez que ouvi, nem na segunda (e eu nem sei quantas vezes já ouvi essa música) e quanto mais eu a ouvia mais a narrativa se completava em minha mente e, a cada vez, com alterações até chegar ao primeiro rascunho. Posso dizer que depois de ousar escrevê-la não demorei a chegar a versão final”, ressalta a escritora.No dia do lançamento, a escritora partilha a leitura da obra com os participantes, livros serão sorteados e posteriormente autografados por ela.
Lançamento Esclarecimento de Dona Joaninha à Jovem Árvore FalanteDia 21 de agosto, às 10h30, no quiosque Gostinho de LeituraAv. Brasil, 2525 ??? Zoo de Americana