???Quando me perguntam se preciso de alguma coisa pra mim, eu digo não. Preciso de ajuda para os cachorros???, conta Benedita Rosa da Silva, de 82 anos. A aposentada convive, desde o dia 20 de março, com a dor da perda de um dos filhos e a dificuldade em tratar dos 26 cachorros herdados dele. Ela vive no Jardim Santana, em Campinas e espera doar pelo menos 18 animais para conseguir manter os outros em casa.
Segundo Benedita, que mora com a nora, Zulmira Jesus de Moraes, só o gasto com ração chega a R$ 600 por mês, sem contar o valor em medicamentos, banho e tosa. Tanto ela quanto a nora são aposentadas e vivem com cerca de dois salários mínimos por mês, ou seja, cerca de R$ 1,5 mil.
Benedita teve três filhos. O caçula, Gilberto Luis de Lima, era caçambeiro e tinha 53 anos quando teve um ataque cardíaco e morreu no Hospital das Clínicas da Unicamp. ???Ele nasceu, casou e viveu morando em minha casa, nunca nos separamos???, lembra a mãe.
Segundo a viúva de Gilberto, Zulmira, o marido acolhia cachorros com alguma enfermidade que encontrava na rua. Após reabilitá-los, ele doava ou ficava com os animais.