A Prefeitura de Nova Odessa dá início, no dia 17 de outubro, ao trabalho prático de recuperação de suas nascentes. Durante a aula prática do curso de Sustentabilidade Hídrica, 30 pessoas saem a campo para avaliar, quantificar e já adotar ações que devem, no mínimo, duplicar a vazão das nascentes.
De acordo com a diretora de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Aryhane Massita, a cidade conta com 136 nascentes mapeadas pela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa).A aula prática acontece no segundo dia do curso que será conduzido por um dos maiores especialistas em sustentabilidade hídrica do país, Rinaldo de Oliveira Calheiros, pesquisador científico do IAC (Instituto Agronômico de Campinas). O curso tem início no dia 16, com as aulas teóricas sobre autossuficiência em produção de água e segurança hídrica.”Na aula prática, no segundo dia do curso, serão realizadas as primeiras ações de recuperação dos recursos hídricos de que trata o Plano de Sustentabilidade Hídrica de Nova Odessa. O foco são as nascentes. Após a identificação dos fluxos de água e de eventos de degradação, será realizada a limpeza da sua área de contorno com a retirada de entulhos. Depois poderemos fazer o desassoreamento???, explicou Rinaldo.Segundo o pesquisador, em condição de chuvas normais, essas ações iniciais já aumentam de cinco a dez vezes a vazão da nascente. Nessa condição de seca, a expectativa é de, no mínimo, duplicar a vazão.???Com o desenvolvimento de todas as ações que compõem o Plano de Sustentabilidade Hídrica de Nova Odessa, incluindo a recuperação de nascentes, o aumento da eficiência de recarga dos aquíferos e a recomposição da cobertura vegetal protetiva dos elementos hídricos – nascente, lagos, córregos e rios – que devem ser desenvolvidas, mais intensivamente, ao longo dos próximos quatro anos, a estimativa é que, com a normalização climática, haja um aumento de, no mínimo três a seis vezes na produção de água do município. Também é esperada sua regularização ao longo de todo o ano e que, mesmo na ocorrência de uma estiagem do porte que hoje vivemos, Nova Odessa ganhará uma situação de conforto quanto à disponibilidade hídrica para sua população,” completou Rinaldo.O Plano de Sustentabilidade Hídrica começou a ser desenvolvido há cerca de 18 meses pelo presidente da Câmara, Vagner Barilon, e por Rinaldo, com aprovação do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.
Desassoreamento amplia reserva nas represasA Prefeitura e a Coden dão continuidade ao trabalho de desassoreamento das represas do Sistema Recanto. Na cabeceira, com o desassoreamento, a represa Recanto II vai ficar com seis metros de profundidade. Antes da obra, a média era de 2,5 a 3 metros de profundidade. Assim, o volume reservado passa de 340 mil metros cúbicos para 415 mil metros cúbicos.???Como gestor público é preciso pensar nas futuras gerações e essa é uma obra que vai garantir nosso abastecimento nos próximos anos. Passamos por um período sem chuvas que há muitos anos não se via, mas estamos enfrentando isso com ações que nos deixarão em uma situação melhor no futuro???, disse o prefeito.