As cidades do interior de São Paulo e os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo adotarão o nono dígito para números de telefone celular a partir do segundo semestre deste ano, informou nesta quinta-feira (10) a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Para o interior paulista, a mudança passa a valer em 25 de agosto. No Rio e no Espírito Santo, o nono dígito começa a ser utilizado em 27 de outubro.
A partir dessas datas, os usuários de linhas móveis dessas regiões devem incluir o dígito 9 no início de todos os números de celulares.
A Anatel estabeleceu prazo limite para a implementação do nono dígito nas três localidades: 31 de dezembro de 2013 para o interior de SP, e 31 de janeiro de 2014 para Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Após a adoção do novo número, as ligações com oito dígitos serão interceptadas e o usuário ouvirá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem.
A medida padroniza o plano de numeração da telefonia celular em todo o Brasil e amplia os recursos de numeração em cada área. No ano passado, a mudança foi implementada nos celulares com DDD 11, na região metropolitana de São Paulo.
A previsão da Anatel é que, até o final de 2016, todos os números de celulares no país tenham nove dígitos.