A permanência de animais de estimação na Vila da Melhor Idade, também conhecida como Vila dos Idosos ou Vila Dignidade, é motivo de requerimento na Câmara Municipal. O vereador Cláudio José Schooder, o Leitinho (PDT), defende a permanência de animais nas unidades habitacionais voltadas aos idosos em frágil situação financeira. Após a ocorrência de reclamações quando a ataques de cães no local, a Prefeitura fez um decreto proibindo que futuros moradores do conjunto tenham animais de estimação.
Segundo informações da Administração Municipal, o veto a cães e gatos foi provocado por ataques a moradores, tendo os incidentes gerado denúncias à polícia e ações judiciais. O vereador Leitinho esteve no local após a medida proibitiva, para obter informações sobre os ataques ocorridos e os animais que estariam causando os problemas. O parlamentar alega que nenhum morador consultado possuía informações sobre os possíveis ataques, ou a respeito dos animais que estivessem causando problemas aos demais moradores.
Como não há muros nem cercas entre as unidades, os animais têm “trânsito livre” por meio das residências. Segundo a Administração, o problema é a não manutenção dos animais presos. A proibição determinada pelo Decreto do Poder Executivo valerá apenas para novos beneficiados, portanto, quem já vive no local e possui um bicho pode ficar com ele, desde que não coloque em risco a segurança de outros moradores.
A Vila Dignidade possui 24 casas construídas em regime de convênio entre a Prefeitura e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), órgão ligado à Secretaria Estadual de Habitação. Recentemente foram abertas novas inscrições para os interessados em ocupar duas unidades disponíveis e a expectativa é de que sejam ocupadas no início do próximo semestre.