Nova Odessa teve um crescimento de 15,8% em investimento por aluno da rede de educação. Em 2012, segundo dados do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), foram investidos R$ 3.648,84, enquanto em 2013, houve um aumento para R$ 4.268,51.
As informações foram obtidas por meio de cruzamento de dados entre o Siope (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação) e o Censo Escolar do MEC (Ministério da Educação). Para a secretária de Educação de Nova Odessa, Claudicir Brazilino Picolo, o investimento no setor é de grande relevância.
A rede municipal é responsável por atender 2.800 alunos de Ensino Fundamental, distribuídos em 11 escolas e cerca de 2 mil alunos de creches e pré-escolas, divididos em 11 unidades. Segundo Claudicir, para trazer maior conforto aos funcionários, alunos e educadores, a Prefeitura tem trabalhado na recuperação das escolas.
O diretor de Programas e Projetos Educacionais de Nova Odessa, Achille Nicola Fosco, lembrou que, somado às obras, a rede educacional foi reorganizada para oferecer creche em período integral (12 horas), com prioridade aos pais que trabalham.
Foram adquiridos ainda notebooks para escolas com falta de espaço físico para laboratórios de informática, instalação de dois novos ventiladores por parede nas salas de aula e aquisição de kits infantis para a Bebeteca, atendendo as crianças da Educação Infantil. Na parte de capacitação dos educadores, foram feitos investimentos na formação do professor e das ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil), além da incorporação do HTPC para todos os professores da rede.
Oferecendo mais segurança escolar, Claudicir lembrou que a Prefeitura implantou o projeto Anjos da Escola, com duas viaturas e quatro guardas municipais para fazer rondas e visitas nas escolas, em horários especiais.