Iniciado em 2015, o projeto do GAA (Grupo dos Amigos das Árvores) está atuando em parceria com a Prefeitura de Nova Odessa. Ao final desde ano, a iniciativa alcançou a marca de 8 mil mudas de árvores nativas e frutíferas plantadas, em ações que recuperaram diversas áreas públicas. A meta do projeto, que envolve ainda as Secretarias de Meio Ambiente e Educação, é de plantar 30 mil mudas.
O GAA é formado pelas empresas Profil Indústria e Comércio de Fios, Ortofil/Ortobom Indústria e Comércio e Serviços, KSPG Automotive do Brasil e Daune Travesseiros de Penas Ltda, e conta com assessoria técnica de Harri Lorenzi, do Instituto Plantarum, e de Carlos Pitoli, da Natuflora, responsáveis pela orientação de escolha de mudas e procedimentos.
“?? uma iniciativa importante dos empresários, dispostos a unir forças para ampliar a cobertura vegetal no município”, destaca o secretário-adjunto de Educação, Nicola Achile Fosco. “As ações que envolvem a comunidade escolar são de extrema importância, porque assim ajudamos a construir cidadãos de bem. Uma pessoa com consciência ambiental desde criança não prejudica a natureza”, ressalta.
Também parceira na iniciativa, a Prefeitura é responsável pela disseminação do projeto junto às crianças e também acompanha e orienta os plantios. “O trabalho está sendo bem feito”, avalia o secretário do GAA, Rui Antônio Procópio. “Através da Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura prepara e disponibiliza os locais, para os empresários continuar adquirindo as mudas”, acrescenta.
O diferencial da iniciativa pioneira do GAA em Nova Odessa é que, além dos conhecimentos teóricos sobre plantio e preservação do meio ambiente, as crianças são incentivadas desde cedo a cuidar da natureza, já que recebem uma muda de árvore nativa ou frutífera ??? da espécie que quiserem ??? para plantar em sua casa ou no local que desejarem.
Idealizador do projeto, o empresário Breno de La Rue lembra que as crianças participantes têm a oportunidade de acompanhar o crescimento das mudas. “Além de poder receber para levar para suas casas, elas também participam de plantios na escola ou outros locais. E como ainda ficarão alguns anos na escola, poderão ver suas árvores crescer e saborear os frutos que darão”, disse.
Diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela cita a relevância da parceria. “Esse trabalho em conjunto com o grupo de empresários é de grande importância para o município”, destaca. Este ano, a Secretaria de Meio Ambiente também realizou o plantio de aproximadamente 3 mil mudas de árvores, em ações paralelas à iniciativa com o GAA, recuperando áreas públicas e protegendo as represas de abastecimento.