A equipe de combate a dengue da Vigilância em Saúde de Nova Odessa ganhou um reforço de peso esta semana: uma caminhonete cabine dupla, que será usada no transporte de funcionários e maquinários. O veículo foi adquirido com recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).

Encarregado da Vigilância Ambiental, Leôncio Neves Ferreira explicou que, com a aquisição do veículo, será possível otimizar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. “Antes, tínhamos que ter um veículo para levar a equipe e outro para o maquinário. Agora, a equipe já sai com todo material que precisa”, disse.
Ele ressaltou que os outros veículos da frota ??? uma kombi e duas pick ups ??? continuam sendo utilizados nas ações. “Estes veículos continuam tendo grande utilidade, mas com a aquisição da caminhonete poderemos nos programar melhor para as diversas ações que realizamos”, continuou.
A caminhonete foi adquirida com recursos do Fundocamp e contrapartida da Prefeitura. O veículo custou R$ 96 mil, sendo que R$ 70 mil foram liberados pelo Fundo através da Agemcamp.
MUTIR??ES ??? Diariamente, a Vigilância em Saúde realiza projetos de combate à dengue com visitas nos imóveis. Além disso, aos sábados as ações são intensificadas com realização dos mutirões.
Neste sábado, dia 16, os agentes de saúde estarão na Vila Azenha, onde devem visitar 800 imóveis. Durante o mutirão, os profissionais entram nas casas em busca de possíveis criadouros do Aedes aegypti e orientam os moradores sobre o combate ao mosquito e também os sintomas das doenças.
Os agentes que atuam nos mutirões são contratados e pagos pelo Governo do Estado, através de uma parceria firmada com a Prefeitura.
Desde que teve início, as equipes da Vigilância em Saúde já visitaram 4,7 mil imóveis e recolheram 30 metros cúbicos de possíveis criadouros. Também foram encontradas larvas do mosquito em nove residências.