A Diretoria de Vigilância em Saúde de Nova Odessa confirmou sexta-feira (5), o 23º caso positivo de dengue no município. A Prefeitura tem realizado ações de bloqueio de nebulização e busca ativa de sintomáticos nas regiões da cidade, onde foram confirmados os casos de dengue, mas reforça a orientação para que os moradores eliminem os criadouros das larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
Do total de 23 casos, 18 são autóctones e cinco casos são importados, ou seja, foram contraídos em outros estados brasileiros. Nenhum dos 23 casos confirmados eram do tipo 4, no entanto a Secretaria Estadual de Saúde anunciou o possível aumento da circulação do vírus tipo 4 no Estado.

Entre os sintomas estão: febre, dor muscular, dor nas articulações, indisposição geral, falta de apetite, manchas vermelhas na pele, diarréia, vômito e dor no fundo dos olhos. Após contaminação através da picada do mosquito Aedes aegypti, os sintomas costumam aparecer entre 5 e 10 dias.
Os munícipes que perceberem entre os principais sintomas da dengue devem procurar um postinho de saúde mais próxima da residência. A orientação é de que os pacientes dêem prioridade pelo atendimento nos postinhos, e que procurem pelo Pronto Socorro apenas em casos de urgência ou durante à noite.