Os mutuários dos condomínios populares da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) de todo o Estado de São Paulo ganharam uma nova chance de renegociar seus débitos com a estatal. A CDHU lançou este mês uma campanha de regularização voltada, em especial, aos mutuários que passaram a atrasar a partir de janeiro de 2020, devido à pandemia. Em nova Odessa, podem ser beneficiados pela iniciativa moradores das “casas populares” do Jardim das Palmeiras, construído pela CDHU.

Em todo o Estado, são cerca de 42,3 mil mutuários endividados a partir de janeiro de 2020. “Queremos incentivar os nossos mutuários a regularizar suas dívidas e assim começar o ano com mais tranquilidade. Por isso estamos oferecendo condições muito especiais para as famílias aderirem a esse acordo”, explicou o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary. No total, a dívida dos mutuários que podem ser contemplados pelos novos acordos é de R$ 113,1 milhões.

Segundo a Companhia, foram disponibilizadas condições especiais. Assim, para mutuários que não possuem acordos ou parcelamentos anteriores, é oferecido um acordo sem entrada, com até 60 dia para pagamento da primeira prestação. Já para mutuários que possuem acordos ou parcelamentos anteriores, é oferecida a suspensão de todas as prestações em atraso, vencidas a partir de janeiro de 2020, para o final do contrato, sem juros e sem multa.

E para mutuários que já estavam inadimplentes antes de janeiro de 2020 (cerca de 8 mil contratos), a CDHU propõe pagamento de prestações atrasadas sem multas e sem juros e parcelamento (acordo ou reacordo) com apenas uma prestação de entrada e parcelamento do débito até o final do contrato (respeitada a parcela mínima de acordo de R$ 55,00).

“Além de oferecer descontos para liquidação antecipada do financiamento, para mais de 33 mil contratos em todo o Estado de São Paulo”, explicou a estatal.

Para aderir ao acordo administrativo, sem entrada, o mutuário com dívidas a partir de janeiro de 2020 deve acessar o site www.cdhu.sp.gov.br/acordoespecial. Já o mutuário que tem um acordo e ficou em atraso a partir de janeiro de 2020 deverá ingressar no site www.cdhu.sp.gov.br/suspensao. Em ambos os casos, o mutuário também pode obter informações no “Alô CDHU”, pelo número 0800 000-2348, ou agendando atendimento presencial nas gerencias regionais da companhia.

ALERTA DE GOLPE

A CDHU ressaltou também que “não está mais enviando nenhum tipo de boleto (de débitos, acordo, quitação) para as residências dos mutuários. Os mesmos devem obter boletos pelo site da CDHU, APP da CDHU, pelo Alo CDHU que envia por e-mail ou presencialmente num posto de atendimento”. Criminosos têm enviado boletos falsos em nome da Companhia.

No entanto, dentro da atual Campanha de Regularização “Chegou a Sua Chance”, a CDHU enviou aos mutuários inadimplentes do Estado correspondências e mensagens de celular (SMSs) com a divulgação da própria campanha (ainda que sem qualquer “boleto” ou link para “pagamento”, como esclarecido acima).

“A CDHU não negocia nem envia boletos via WhatsApp, nem solicita depósitos, transferência ou PIX para pagamentos de boleto ou quitação. Não serão enviados boletos (da renegociação) via Correios. O mutuário deve obter os boletos (da renegociação dos débitos) pelo site da CDHU pelo ‘Alô CDHU’ ou num posto de atendimento da CDHU”, reforçou a estatal.

Os boletos da CDHU são emitidos somente pelo Banco do Brasil (001) ou Caixa Econômica Federal (104). Em caso de dúvida, consulte um canal oficial: “Alô CDHU” (pelo 0800 000-2348), no site www.cdhu.sp.gov.br ou no Escritório Regional mais próximo.