A Prefeitura de Nova Odessa retomou na semana passada o Programa de Recapeamento Asfáltico de diversas avenidas e ruas principais do município – aquelas consideradas mais críticas devido ao trânsito de veículos pesados. Os trabalhos recomeçaram pelo trecho da pista sul da Avenida Ampelio Gazzetta, em frente ao Parque Ecológico Isidoro Bordon, no Residencial Mathilde Berzin. Atualmente, a equipe está em outro trecho da Ampelio – em frente ao Centro de Distribuição do São Vicente.

O trabalho de recape dos pontos críticos do viário municipal urbano começou em 2021 por nove trechos de vias dos jardins São Jorge, São Manoel, Santa Rosa, Dona Maria Roposeiro Azenha e Santa Luiza, além do Centro (incluindo outros trechos da própria Ampelio Gazzetta).

A ação de recape compreendeu trechos das ruas Fioravante Martins, Heitor Cibin, João Bassora, Alberto Eichiman e Rio Branco e trechos das avenidas Ampelio Gazzetta e Dr Carlos Botelho, entre outros. No ano passado, foram totalmente recuperados 20,3 mil metros quadrados de asfalto apenas na zona urbana da cidade.

Já para 2022, a Secretaria de Obras e Planejamento, responsável pelo programa, prevê o recape de mais 18,1 mil metros quadrados de pavimento, totalizando 38,4 mil metros de asfalto novo – o que equivale a mais de quatro campos de futebol de medidas oficiais. Todos os trechos recuperados também ganham, na sequência, nova sinalização de solo, como pinturas de faixas e sinais de “pare”.

“Foram priorizados pontos de grande movimento de veículos, o que impacta diretamente na melhora das condições de Trânsito, Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo em Nova Odessa”, explicou o secretário-adjunto de Obras, engenheiro Renan Cogo.

De acordo com a secretária municipal de Obras, a arquiteta e urbanista Miriam Cecília Lara Netto, o recape integra o plano de ação determinada pelo prefeito Cláudio José Schooder. “A população será a maior beneficiada pelas obras de recapeamento asfáltico. A cidade ficará mais bonita, os motoristas terão mais tranquilidade no trânsito e os pedestres e ciclistas também terão maior comodidade”, declarou Miriam ainda em 2021.

Segundo o prefeito Leitinho as melhorias “vêm atender à necessidade dos moradores que trafegam nos bairros e pela região central”. “O recapeamento das ruas com a sinalização adequada trará mais segurança, mobilidade e, sem dúvida, esse é o primeiro passo de vários investimentos que faremos neste setor ao longo do nosso mandato”, destacou o prefeito recentemente.

O serviço de recape realizado no município conta com aplicação do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), a popular “massa asfáltica”. Ela é aplicada uniformemente na via por meio do equipamento vibro-acabadora e compactada com rolo pneumático. O acabamento é dado com rolo compactador com chapa metálica. Em todo o processo, são utilizados mão de obra especializada, no sentido de auxiliar os recortes e aplicação de asfalto nas áreas onde não se consegue a aplicação com vibro-acabadora, especialmente em esquinas.

O trabalho continua ao longo desta semana, e por isso os motoristas devem se manter atentos à sinalização de obras em andamento e aos desvios e estreitamentos de faixas de rolagem sinalizados pela equipe do recape, muitas vezes como apoio do Setor de Trânsito Municipal.