As obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Balsa estão em andamento e já atingiram 11% de execução, segundo o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana. A construção da ETE Balsa começou em abril deste ano.

Foram executadas até agora, obras de concretagem das paredes do primeiro e do segundo tanque de tratamento de esgoto. “As obras estão em andamento, com a execução dentro do cronograma de trabalho, avançando dia a dia para que Americana conquiste mais essa ação em benefício da população, do meio ambiente, da preservação da Gruta Dainese, do Rio Piracicaba e de toda a nossa região”, explica o diretor geral do DAE Americana, Carlos Cesar Gimenez Zappia.

O prefeito de Americana, Omar Najar, destacou que o DAE vem investindo fortemente em sua estrutura e projetando o município para as próximas décadas. “Esses são investimentos que não ocorriam há anos. Agora, estamos trabalhando dentro das nossas capacidades para investir e melhorar o sistema de abastecimento e tratamento de esgoto da cidade”, disse Omar.

Paralelo à obra, o DAE, com a supervisão da Caixa Econômica Federal, executa um trabalho técnico social voltado à educação ambiental. Ao todo, serão seis palestras explicativas na primeira etapa, sendo que quatro delas já foram ministradas pelo engenheiro ambiental da autarquia, João Marco Alves de Oliveira, para a população local.

A conclusão da obra está prevista para fevereiro de 2020. Atualmente, a prefeitura paga para que o tratamento de esgoto da região da Balsa seja feito  pelo município de Santa Bárbara d’Oeste.