A Secretaria de Educação de Americana vem realizando, ao longo da gestão Omar Najar, diversas obras de melhoria na estrutura das escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental. O objetivo principal, segundo a secretária Evelene Ponce Medina, é investir em espaços que ofereçam melhores oportunidades de aprendizagem aos alunos e, consequentemente, tragam melhorias na qualidade de ensino. Logo no começo do ano, antes do início do ano letivo para os cerca de 15 mil alunos, todas as unidades tiveram a grama podada, as caixas d???água limpas e os prédios dedetizados. Algumas escolas necessitaram de limpeza de calhas e reformas nos telhados, o que também foi feito pontualmente. Nesse mesmo período, o Ciep da Cidade Jardim passou por reformas na cozinha, na biblioteca, na brinquedoteca e na área externa próxima à quadra poliesportiva. O investimento nessas obras foi de, aproximadamente, R$ 302 mil.
As Emeis Sabiá, no bairro Santa Maria, e Carandá, na Vila Mathiensen, estão com as reformas praticamente concluídas e prestes a receber os alunos muito em breve. A Emei Sabiá recebe nova pintura externa e interna e terá troca da rede elétrica. Estão em fase final a troca do forro e do telhado. Antes, a telha da escola era de amianto, agora, são telhas metálicas acústicas (telha sanduíche). Foi construído um abrigo para o gás, além da troca de lâmpadas, tomadas e pisos. Na unidade será construída uma caixa d´água externa de cinco mil litros e uma nova lavanderia.
Na reforma da Emei Carandá, está prevista nova pintura externa e interna em julho. A parte elétrica foi feita pela equipe de manutenção da Secretaria de Educação; o telhado foi elevado, por problemas de infiltração, e trocado; foi construído um abrigo para o gás, além da troca de lâmpadas, tomadas e pisos. Na unidade será construída uma caixa d´água externa de cinco mil litros e as portas da Emei foram trocadas. Em janeiro, a Prefeitura anunciou a construção da Creche Escola do Jardim Boer I. A estrutura atenderá 130 crianças com até cinco anos de idade, terá área construída de 813 m², com sete salas, dois berçários, fraldário e lactário, o investimento é de R$ 1.727.145,08. O recurso é um repasse estadual intermediado pelo deputado estadual Chico Sardelli. Segundo a Secretaria de Educação, a previsão é que a Creche Escola já receba matrículas para o ano letivo de 2020. Vale ressaltar que essa obra está sendo realizada pelo Governo Estadual, que a entregará pronta para que a Administração Municipal administre.
O prefeito de Americana, Omar Najar, destacou o fato de ter sido possível a volta e investimento nas escolar, além de comemorar o fato de ter sido possível estabelecer parcerias com as próprias comunidades que permitiram também melhorias nas escolas. ????? medida que pudemos realizar melhorias, as colocamos em prática para melhorar o atendimento às nossas crianças. Quero destacar que muitos avanços se devem à parceria e iniciativa dos pais, que têm se integrado no esforço de promover essas melhorias???, disse.
Parcerias
E a parceria entre escola e comunidade propiciou que alguns estabelecimentos de ensino municipais de Americana retornassem às aulas no segundo semestre com todo o ambiente com pintura nova. A Secretaria de Educação disponibilizou o material, como tintas e pincéis, e a comunidade local colaborou com a mão de obra. Desta maneira, durante as férias, quatro unidades foram totalmente pintadas.
Receberam pintura nova por meio dessa parceria as unidades Casa da Criança Tahira, no Jardim Ipiranga; Casa da Criança Aracy, no São Jerônimo; Casa da Criança Manacá, no Jardim América; e a creche do Caic, no Jardim da Paz. Segundo a Secretaria, outras unidades também receberão pintura.
“Esse tipo de parceria é muito importante, pois envolve a comunidade no ambiente escolar. E também é uma forma de reconhecimento da população ao trabalho desenvolvido em nossas escolas. Temos profissionais comprometidos com a aprendizagem e o bem-estar dos alunos. Essa é uma forma de valorização do nosso trabalho”, afirmou a secretária de Educação de Americana, Evelene Ponce Medina.