No último final de semana, o paratleta Jair Porfirio, da Secretaria de Esportes de Americana, participou do torneio da Federação Desportiva para Cegos e foi campeão nas duas provas que disputou (arremesso do peso e lançamento do disco).
Jair disputou na categoria F40, para pessoas com nanismo. Nessas provas o atleta conseguiu índice técnico para disputar a fase Nacional do Comitê Paralímpico Brasileiro, que será realizada no final do mês de junho, em São Paulo. Jair ainda detém os recordes das Américas nas 3 provas que disputa.
“Eu acho difícil alguém bater o recorde de Jair nesta fase nacional. A nossa esperança é ele ir melhorando suas marcas nos próximos torneios. Vamos inscrever o atleta em algumas competições de lançamento de dardo porque ele não tem índice ainda nesta modalidade para a fase nacional. Queremos que Jair participe das três provas ??? peso, dardo e disco ???”, afirmou o técnico da equipe de atletismo de Americana, Andre Zappia.
Segundo Zappia, Jair treina cinco vezes por semana. Em determinados dias treinos de manhã e à tarde. Ano passado participou do Open Internacional de Atletismo. O torneio era um teste para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Porfirio garantiu duas medalhas (ouro e bronze).
No lançamento do dardo, prova de sua especialidade, Jair bateu o recorde Sul-americano, 27m14, garantindo a medalha de ouro e o índice B para os Jogos Paralímpicos. Na ocasião Zappia comentou, “esse resultado é a prova que a determinação, o esforço, a garra e o amor ao que faz vale a pena. O Jair conquistou o índice olímpico e o novo recorde brasileiro e das Américas”.
Apesar de atingir o índice, Jair não chegou a participar do Rio-2016, pois não foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Jair é recordista brasileiro, sul-americano e das Américas nas provas do lançamento de disco, lançamento de dardo e arremesso do peso. Ele possui a segunda melhor marca mundial do lançamento de dardo, na categoria F40 (anões).