Uma pesquisa inédita realizada sob encomenda da Petz, maior e mais completo ecossistema de produtos e serviços pet no Brasil, traçou um perfil detalhado da relação dos tutores brasileiros com seus pets. A pesquisa ouviu 753 pessoas que possuíam ao menos um animal em casa, revelando como os pets ajudam na saúde mental dos tutores de uma nova geração, a Geração P, que considera o pet como um membro da família.

O estudo mostrou que os pets ajudam no controle do estresse e da solidão, ampliando o papel do pet para além da diversão e alegria. Para 53% das pessoas, a relação com o pet acalma, 48% responderam que traz sensação de paz, e ainda 36% reconhecem que o pet é um apoio no controle de distúrbios como ansiedade e depressão.

A pesquisa foi encomendada pela Petz para traduzir em números aquilo que já vinha sendo percebido no dia-dia das famílias brasileiras – a relação das pessoas com seus pets está em transformação, tornando-se mais íntima, mais profunda e adquirindo um grau de complexidade inédito.

Ainda sobre a relação entre tutor-pet, o estudo mostra que mais da metade dos tutores fazem “vozinha” para falar com os seus pets, cerca de 31% dos pets tem perfil nas redes sociais e 25% já ganharam uma festa de aniversário. Além disso, demonstram carinho de forma mais intensa – 75% declaram que conversam com seus pets, além de se expressarem com abraços, beijos, e até homenagem ao pet, como tatuagem, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: Depois de 10 anos no CCZ, Porpeta é adotada; Mel é a próxima da fila

“Essa é de fato uma nova geração de tutores, que estamos chamando de ‘Geração P’”, diz Sergio Zimerman, fundador e CEO da Petz. “O vínculo entre tutor e pet evoluiu muito ao longo dos últimos anos. Hoje os pets fazem parte da vida do brasileiro, estão mudando hábitos e comportamentos de consumo de famílias inteiras e até ajudando na saúde mental das pessoas”.

A maioria das pessoas da Geração P tem cachorros ou gatos, vivem em casas nas capitais brasileiras e tem pelo menos um pet adotado. Para esse grupo, é comum gostar mais do pet do que da maioria das pessoas, gastar dinheiro com eles e se considerarem pai ou mãe do pet.

Quando convidados a responder sobre as coisas mais importantes da vida, “meu pet” aparece atrás apenas da família e religiosidade e na frente de amigos, trabalho e lazer. Amor foi a palavra escolhida para resumir a relação entre tutores e pets, seguida por amizade e companheirismo.

A pesquisa aponta para o crescimento das adoções. Cerca de 47% dos entrevistados afirmam que têm um pet para dar uma “vida melhor para ele”.

A nova geração de tutores também é mais engajada em iniciativas ligadas à causa do bem-estar animal, e que a doação é o modo mais comum de contribuição. Cerca de 61% têm o hábito de doar alimentos ou insumos e 46% acolhem animais abandonados.

A humanização pet é um fenômeno mundial decorrente de alguns fatores como acesso à internet, vida urbana, necessidade humana de contato, queda no número de filhos e envelhecimento da população.

Para 68% dos tutores da Geração P, o pet influencia nas decisões de lazer, como o destino de férias, os passeios de fim de semana, a escolha do hotel e do restaurante.

Para acompanhar essa evolução da relação tutor-pet, a empresa acaba de lançar uma nova marca. O reposicionamento da marca Petz representa um movimento estratégico, que sinaliza o avanço da companhia na consolidação de seu ecossistema de produtos e serviços, embasado tanto na relação tutor-pet, quanto em oportunidades de diferenciação e inovação potencializadas pelas recentes aquisições da companhia – indo muito além de uma mudança de logomarca ou comunicação.

Além disso, os principais produtos e serviços do ecossistema Petz foram unificados num único aplicativo, facilitando ainda mais a vida do cliente. Com um design mais moderno, no novo app os clientes podem recomprar, com apenas um clique, os itens recentes adquiridos no aplicativo, lojas e site.

Sobre a Petz

O Grupo Petz é o maior e mais completo ecossistema do segmento pet brasileiro. Sua plataforma alia a experiência de compra e atendimento diferenciado na maior rede de lojas físicas do país à conveniência e agilidade de seus canais digitais.

Somam-se a esta estrutura os segmentos de produtos de marca própria e de cuidado e bem-estar, no qual se destacam os serviços de banho & tosa e de clínicas e hospitais veterinários – este sob a marca Centro Veterinário Seres. A Petz possui mais de 200 lojas, nas 5 regiões brasileiras.

Em 2020, com o lançamento da oferta inicial de ações (IPO), tornou-se a única empresa do setor no Brasil com capital aberto.  Em sua nova fase de crescimento, adquiriu as empresas Zee.Dog, Cansei de Ser Gato, Petix e Cão Cidadão, ampliando assim os produtos e serviços oferecidos a seus clientes.

O Grupo Petz é ainda responsável pelo Adote Petz, um dos maiores programas de adoção de cães e gatos do país, com mais de 70 mil adoções promovidas, desde 2007.

PETS

Pesquisa inédita revela como os pets ajudam na saúde mental dos tutores

PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP