da BBC.br- O brasileiro David Miranda, parceiro do jornalista britânico Glenn Greenwald, ficou quase nove horas detido no aeroporto londrino de Heathrow neste domingo, com base em uma polêmica lei antiterrorismo, informa o jornal The Guardian – que pediu “esclarecimentos urgentes” a respeito do caso às autoridades britânicas.

Greenwald é autor de diversas reportagens, publicadas no Guardian, a respeito de programas de ciberespionagem promovidos pela agência de segurança americana NSA, com base em documentos fornecidos pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden (exilado na Rússia).

O jornal também fez diversas reportagens sobre o trabalho da inteligência doméstica britânica a partir dos documentos divulgados por Snowden.

Greenwald disse, em artigo no Guardian, que a detenção de seu parceiro (que já foi liberado) é uma “tentativa de intimidação” e “um ataque à liberdade de expressão”, acusações que até o momento não foram respondidas pelas autoridades britânicas.

Segundo o Guardian, a Scotland Yard apenas confirmou que “um homem de 28 anos foi detido em Heathrow sob o Ato Antiterrorismo 2000 às 8h05 (horário local). Ele não foi preso. E foi liberado às 17h”, sem dar detalhes quanto ao motivo de sua detenção temporária.