Poupatempo sai do Civi e vai pro Centro de Americana em 2026
Leia Mais notícias da cidade e região
O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta quinta-feira (6) que o Poupatempo de Americana, programa que oferece vários serviços à população em um único local, passará a funcionar em um novo endereço em 2026, em um prédio na esquina das ruas Doze de Novembro e Jorge Jones, no Centro da cidade. Atualmente, o espaço funciona nas dependências do Centro de Integração e Valorização do Idoso (CIVI) “João Batista Inocentini”, na Vila Jones.
“Notícia excelente para Americana. No ano que vem, vamos transferir esse serviço tão importante para a região central do município, em um espaço amplo, confortável, próximo ao terminal de ônibus e dos corredores comerciais. Mais uma medida importante para movimentar o Centro, levar mais pessoas para a região e fomentar o nosso comércio”, celebrou o prefeito Chico.
A transferência para a nova sede está em fase documental, e a data da mudança será divulgada nos próximos meses.
Conquista
“É uma conquista importante para a nossa cidade. A nova sede vai facilitar o acesso da população aos serviços públicos e reforçar o compromisso da administração em oferecer atendimento de qualidade. Além disso, representa mais um passo no nosso trabalho de revitalizar o Centro e impulsionar o comércio local”, acrescentou o vice-prefeito Odir Demarchi.
A nova localização é uma maneira de melhorar o acesso da população ao Poupatempo, que ficará a 100 metros do Terminal Metropolitano de Americana. A iniciativa ajuda, ainda, a fomentar o comércio local, já que, em média, 600 pessoas passam todo dia pelo espaço em busca dos serviços oferecidos.
“Vamos melhorar o movimento no Centro como um todo, com mais pessoas circulando na região e frequentando o comércio, o que significa mais emprego e renda”, disse o chefe de Gabinete da Prefeitura, Franco Sardelli.
“Trazer o Poupatempo para a região central sempre foi uma das metas da administração Chico Sardelli e Odir Demarchi desde o primeiro ano da gestão. Depois de muitas tratativas, a proposta agora vai se concretizar”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.

Questiona
O vereador Gualter Amado (PDT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações à prefeitura sobre a transferência dos serviços do Poupatempo para um novo endereço na região central da cidade.
No documento, o parlamentar destaca que o atual prédio, localizado na Rua José de Alencar, oferece amplo espaço físico, estacionamento gratuito e facilidade de acesso, além de abrigar nas proximidades os serviços de vistoria do Detran, o que garante praticidade e integração entre os atendimentos públicos.
Gualter expressa preocupação com a mudança para o centro, destacando que a nova área possui menos vagas de estacionamento e está inserida na zona de cobrança da Área Azul, o que pode gerar custos adicionais e dificuldades de acesso para os cidadãos. “A população precisa entender o motivo dessa mudança e saber se ela trará benefícios reais ou apenas novos gastos públicos. Transparência e planejamento são fundamentais”, defende.
Entre os questionamentos feitos à prefeitura, o vereador pede a justificativa técnica e administrativa para a transferência; informações sobre a propriedade ou locação dos imóveis atual e novo, incluindo valor de aluguel, metragem e contrato; e esclarecimentos sobre custos com obras, mobiliário e adequações. Também solicita detalhes sobre o número de vagas de estacionamento disponíveis e a confirmação sobre a manutenção dos serviços de vistoria veicular do Detran no local atual.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (11). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP