O Procon de Santa Bárbara d???Oeste, vinculado à Secretaria de Administração e Fundação Procon-SP, orienta os consumidores sobre o Black Friday. Segundo o órgão, eles devem pesquisar antes de comprar, inclusive, em lojas físicas, para verificar a existência de preços e condições de pagamento mais baratos e atraentes, que os oferecidos nos sites. Contudo, o órgão sugere que, antes de efetuar a compra, é imprescindível avaliar se é realmente necessário adquirir o produto neste momento, evitando as compras por impulso.
Caso o consumidor se depare com problemas como promessa de promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Blacky Friday, ou mudança de preço no momento da finalização da compra feita via internet, por exemplo; poderá denunciar nas redes sociais do Procon. No Twitter (@proconspoficial) use a ???hastag??? #deolhonaBlackFriday envie o print da página com o problema. O mesmo procedimento pode ser feito no Facebook (www.facebook.com/proconsp). Todos os casos serão analisados pela Diretoria de Fiscalização do Procon-SP para possível abertura de processo administrativo quando houver indício de lesão aos direitos dos consumidores. Consumidores residentes no Estado de São Paulo que venham a enfrentar algum problema durante a Black Friday realizada pelas empresas que atuam no comércio eletrônico e que não consigam resolver esse problema pelos canais de atendimento por elas disponibilizados podem encaminhar o caso ao atendimento eletrônico no site do Procon-SP (http://sistemas.procon.sp.gov.br/procon/atendimento.asp), que permanecerá aberto durante o período de duração da ação promocional.