O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado Cauê Macris, protocolou, na tarde da última terça-feira (03), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 28/2017 que cria a Controladoria Geral da Assembleia Legislativa. O novo órgão terá por objetivo exercer funções de controle e auditoria internos com acompanhamento e fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da Alesp.
O projeto é uma iniciativa da Mesa Diretora da Casa e conta com apoio integral dos primeiro e segundo secretários, deputados Luiz Fernando Ferreira e Estevam Galvão.De acordo com a proposta, serão criados sete cargos de Auditor Interno e um de Controlador Geral a serem preenchidos por meio de concurso público para interessados com ensino superior completo. “Escolher esse time de auditores por meio de concurso público garante mais lisura ao trabalho desses profissionais. Ao mesmo tempo, garante mais autonomia a esse órgão que será importantíssimo para aumentar a eficiência da gestão internada na Assembleia”, observa Cauê Macris. “Há algumas semanas criamos o aplicativo Fiscaliza Cidadão para que a população acompanhe os gastos dos gabinetes dos deputados. A Controladoria será mais um mecanismo para dar mais transparência e fiscalizar as contas da Alesp, dessa vez internamente”, completou Cauê Macris.
O PLC segue agora para apreciação e discussão dos deputados e, em seguida, passará pelas comissões de Justiça, Constituição e Redação e Finanças, Orçamento e Planejamento da Casa para então ser votado em plenário.