O projeto de lei 657/2013, de autoria do deputado estadual Chico Sardelli (PV), que dispõe sobre incentivos fiscais para fabricantes têxteis que utilizarem materiais reciclados em sua produção, está pronto para entrar na ordem do dia. Com a aprovação da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, a proposta já pode ser votada em plenário na Assembleia Legislativa.
As Comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também deram parecer favorável ao PL. A apresentação desse projeto atende reivindicação do setor, discutida com participação do Sinditêxtil-SP e da Abit. Chico Sardelli é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Têxtil e de Confecção do Estado de São Paulo.
De acordo com o projeto, os retalhos de tecidos descartados podem ser facilmente reaproveitados para a produção de novos artigos. No entanto, para que o reuso dessas matérias seja viável à indústria, é necessária a implantação de incentivos, especialmente de ordem tributária. O deputado destaca que é de suma importância que o governo paulista priorize e incentive uma política específica de logística reversa aplicável ao setor têxtil propiciando a reciclagem de materiais e criando uma alternativa às matérias-primas virgens, fomentando a sustentabilidade, preservando recursos naturais e, portanto, diminuindo os impactos ambientais e sociais.