Com o objetivo de resgatar a identidade dos idosos, o Centro Novo Dia para pessoas Idosas (CNDI) de Americana realizou o Projeto Identidade. De janeiro até abril, a terapeuta ocupacional da Unidade, Renata Inês Dechen Canale, aplicou dinâmicas junto aos participantes para que a história de vida de cada um pudesse ser resgatada.

???Fizemos um trabalho especial com cada um deles, resgatando o ???eu??? de cada um, suas histórias de vida, vivências passadas, estimulando a memória e reflexão dos idosos para que pudessem reencontrar suas identidades, a ressignificação do ser???, explicou a terapeuta.

Por meio de dinâmicas, o processo de reconstrução da identidade foi fazendo parte do dia a dia dos integrantes do CNDI. ???Temas simples foram trabalhados com eles como, por exemplo, o que eles gostam ou não de fazer, quais os sentimentos presentes hoje em suas vidas, até o momento da etapa da socialização quando cada um se apresentou e expôs sua história. Foi um momento muito rico, que emocionou a todos???, relatou a terapeuta.

O Projeto Identidade, através do resgate da história de vida e socialização de experiências vivenciadas, contribui para o desenvolvimento da autoestima, autonomia e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, garantindo aquisições aos usuários do serviço conforme objetivos da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, Resolução n°109, de 11/Nov/2009, explicou a coordenadora do CNDI, Mirian Spodris.

O Centro Novo Dia para Pessoas Idosas é vinculado à Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano. Tem capacidade para atender 30 pessoas idosas e funciona de segunda a sexta-feira, na rua Guerino Gobbo, 499, Jardim Glória.