Os Prontos-Socorros de Santa Bárbara d’Oeste, “Dr. Edison Mano”, no Centro, e “Dr. Afonso Ramos”, na Zona Leste, realizaram 375 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2019, entre consultas médicas, procedimentos médicos e de enfermagem e exames. Os dados foram apresentados durante a Audiência Pública do setor realizada, no dia 30 de maio, na Câmara Municipal.
Os dados mostram significativo aumento na procura por atendimento nas duas unidades de urgência e emergência entre janeiro e abril, principalmente por conta do surto de dengue em todo o Estado de São Paulo e grande número de casos de virose nesta época do ano. Em janeiro, no “Edison Mano”, foram registrados 8.762 atendimentos contra 12.018 em abril, acréscimo de 37% na procura pela unidade. No “Afonso Ramos” o aumento foi ainda maior, alcançando 47,7%. Em janeiro foram 10.233 atendimentos contra 15.099 em abril.
Obras ampliam espaços e atendimentos
As obras de reforma e ampliação dos dois prontos-socorros contribuirão para a ampliação de espaços e atendimentos. No PS “Dr. Edison Mano”, na área central, a obra está na reta final. Os serviços seguem na parte interna e externa do prédio. Ao final da reforma e ampliação, o cidadão barbarense terá um novo pronto-socorro totalmente reorganizado, com novos equipamentos e também uma nova estrutura ??? a ala de urgência e emergência para crianças e gestantes.
No “Afonso Ramos” os serviços seguem nas alas internas e também no telhado. Todo o projeto inclui hidráulica, elétrica, pintura, instalação de novo piso vinílico, entre outras ações. Uma nova sala de urgência, emergência e semi-intensiva será implantada e haverá ainda a ampliação dos leitos de observação.
Orientação
A população deve procurar os prontos-socorros apenas nas situações de urgência e emergência, como suspeita de infarto, derrame, fratura ou acidentes. Para sintomas mais leves, a pessoa deve procurar por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelos bairros, pois é o local adequado para orientação, prevenção e encaminhamento médico, quando necessário.