O Real Madri foi mais uma vez campeão mundial no torneio da Fifa. Desta vez os espanhóis bateram os mexicanos do Pachuca, que tiraram o Botafogo com goleada na semana passada.

O jogo terminou 3 a 0 pro time merengue. O jogo aconteceu em Doha, no Catar. Os mexicanos chegaram a ter um gol anulado no final do jogo.

Os brasileiros Vini Jr e Rodrygo brilharam na partida com participação no 1o gol (Vini) e o gol mais bonito do torneio (Rodrygo no 2o).

Real Madri super campeão

O time espanhol chega ao nono título, sendo agora três títulos da Copa Intercontinental (antiga Toyota) e seis títulos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (atual novo formato).

Leia + Sobre todos os Esportes

Museu do Futebol lança livro gratuito “Na ponta das canetas”, com 28 crônicas vencedoras de seus concursos

Os exemplares do livro podem ser retirados na Biblioteca do Museu do Futebol e na Livraria Patuscada, em São Paulo. O e-book está disponível para download gratuito

O livro Na Ponta das Canetas: Crônicas dos Concursos do Museu do Futebol reúne os 28 textos vencedores e menções honrosas das três edições do projeto, realizado desde 2022 pelo Museu – instituição da Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo. Lançado no último sábado (14/12), o livro reúne, ainda, textos inéditos de escritores consagrados, como Ignácio de Loyola BrandãoLuiza Romão José Roberto Torero, além de posfácio de Franklin Valverde. Produzido com apoio do ProAC Editais, o livro tem distribuição gratuita – seus exemplares podem ser retirados na Biblioteca do Museu do Futebol e na Livraria Patuscada, na Vila Madalena (SP).
O Concurso de Crônicas do Museu do Futebol acontece anualmente há três anos, sempre com um tema diferente: em 2022, Torcida; em 2023, As mulheres e o futebol; e em 2024, A várzea e o futebol. Este ano, o apoio do ProAC Editais permitiu ampliar o número de pessoas premiadas para 20, elevar o valor dos prêmios e editar o livro com os textos vencedores.
Vindas de todo o país, as crônicas premiadas são um retrato multifacetado da relação do povo brasileiro com o futebol para além dos campeonatos oficiais. Essa relação é íntima, afetiva e às vezes também conflituosa – mas sempre cheia de emoção. Com muita frequência, as crônicas falam também de solidariedade, relações comunitárias, o crescimento das cidades e resistência. Desde o regulamento, o Museu do Futebol estimulou os participantes a explorar a diversidade humana e formas não convencionais de praticar o jogo.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM WHATSAPP