A Prefeitura de Americana e o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” enviaram nota à imprensa esta sexta-feira para tratar do processo aberto pelo Ministério Público para investigar falhas nos respiradores compradores em abril deste ano. A disputa agora está em torno dos laudos, de quem fez e de quem vai controlar a avaliação nas próximas semanas.

Leia a nota abaixo.

 

A Prefeitura de Americana e o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” e informam que a análise independente contratada para analisar os respiradores recentemente comprados pelo município identificou, preliminarmente, problemas em um dos equipamentos, o que vai exigir análise e investigação dos demais.

A investigação foi iniciada pela Secretaria de Saúde, após apontamentos de profissionais do HM sobre possíveis dificuldades para a operação dos aparelhos. Este relatório foi tornado oficial apontando haver problemas e, a partir daí, se iniciaram as apurações.

A Secretaria de Saúde já comunicou os primeiros resultados ao Ministério Público e, em paralelo, abriu sindicância interna para apurar toda e qualquer denúncia relativa ao caso. É preciso destacar que os equipamentos possuem toda a documentação necessária junto à Anvisa, e que eles operam em outros municípios, por isso se faz importante alertar as autoridades sobre cada passo desta apuração.

De acordo com o apontamento profissional, ainda será necessária maior análise de todo o equipamento antes de um parecer definitivo. Até que isso ocorra, os respiradores ficarão lacrados e sem utilização.

Os equipamentos vinham operando apenas em casos emergenciais, conforme apontamento dos profissionais do HM. Esclarecemos que não haverá desassistência ocasionada pela interrupção na sua utilização.