(Reuters) – A Prefeitura do Rio de Janeiro e o comitê organizador dos Jogos de 2016 prometeram concluir até o fim de semana todas as obras de reparo necessárias na Vila dos Atletas, depois que a delegação da Austrália se recusou a ingressar no local devido a problemas no alojamento, impondo aos organizadores uma grande dor de cabeça a menos de duas semanas da cerimônia de abertura.
Um mutirão de 630 operários foi enviado ao conjunto de 31 prédios na zona oeste da cidade para realizar os serviços de manutenção necessários, que só foram diagnosticados após a instalação das conexões de água e luz há menos de um mês, apesar de a obra ter sido entregue no final de maio.
Até o momento, 12 edifícios foram totalmente testados e aprovados, segundo o comitê Rio 2016, o que significa que em outros 19 ainda há trabalho a ser feito.
???Estamos trabalhando 24 horas por dia para resolver os problemas. A gente deve terminar a entrega impecável dessa Vila antes do fim de semana, provavelmente na quinta-feira???, disse a repórteres o diretor-executivo de Comunicação do comitê Rio 2016, Mario Andrada, após participar de uma feira de negócios e esportes na região portuária da cidade.
???Não há nenhum constrangimento além da decepção de não estar podendo receber os atletas da melhor forma, mas o projeto da vila é tão grandioso, 3.600 apartamentos, que no final a gente acha que isso faz parte do jogo???, acrescentou.
Os problemas na Vila dos Atletas, que abrigará 11 mil competidores, técnicos e dirigentes durante os Jogos de 5 a 21 de agosto, foram revelados no domingo, dia de abertura do local para as delegações esportivas. A chefe de missão da Austrália, Kitty Chiller, anunciou que sua equipe não ingressaria nos apartamentos destinados aos australianos por considerar que não estavam prontos e não eram seguros.
Chiller citou problemas incluindo “banheiros entupidos, vazamento em canos e fios expostos”, além de escadas sem iluminação, sujeira no piso e “um cheiro forte de gás”. Como consequência, os atletas australianos foram levados para hotéis da região.