O presidente russo, Vladimir Putin, disse à chanceler alemã Angela Merkel que a Rússia respeitará o resultado do referendo de domingo sobre a anexação da região autônoma ucraniana da Crimeia à Rússia, segundo um comunicado do Kremlin. “Ele destacou que a Rússia respeitará a decisão dos habitantes da Crimeia”, afirma a nota do Kremlin.
De acordo com texto, a conversa telefônica aconteceu a pedido da Alemanha. “Vladimir Putin destacou que a vontade da população da península se expressava no respeito absoluto das normas do direito internacional e em particular do artigo 1 da Carta da ONU, que afirma o princípio de igualdade e do direito à autodeterminação dos povos”, completa o comunicado.
Em Berlim, o porta-voz de Merkel informou que a chanceler disse a Putin que é favorável a que a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) tenha um papel mais importante na Ucrânia. “A chanceler sugeriu ampliar rapidamente a presença da OSCE na Ucrânia e o envio de mais observadores às zonas de crise, em particular no leste da Ucrânia”, afirmou o porta-voz de Merkel, Steffen Seilbert.
Um milhão e meio de eleitores da Crimeia votavam neste domingo sobre a anexação à Rússia em um referendo condenado pela comunidade internacional, mas apoiado por Moscou e cujo resultado é conhecido de antemão.