Pelo balanço atualizado da CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), de Sumaré, foram realizadas de janeiro até ontem (25), 388 notificações de suspeita de dengue, deste total, 64 foram confirmados como positivos. O Parque Salerno conta com 19 pessoas contaminadas, ou seja, 29,6% dos casos confirmados.
Nessa semana, a Secretaria de Saúde realizou um curso de reciclagem de manejo de nebulizadores para 40 agentes de endemias do CCZ e, após o treinamento, os agentes aplicaram o bloqueio químico no Parque Salerno como desdobramento de uma varredura feita durante o final de semana (23 e 24) que identificou criadouros na região.
Ao todo foram envolvidos 45 profissionais nesta operação sob coordenação da Saúde Coletiva do Município. Também houve vistoria de casa em casa no bairro, além disso foi realizado o cadastro de quarteirões onde há casos confirmados da doença e bloqueio de criadouros (mecânico e com larvicida).
LEIA MAIS – Campinas precisa ampliar captação de água em 50%
Os agentes também realizaram uma busca ativa de suspeitos. A coordenação da Saúde Coletiva emitiu um alerta para toda rede de saúde para que seja elevado o número de suspeições para pessoas com sintomas compatíveis à dengue.
O ponto de apoio para as ações de combate à dengue no município é a VISA (Rua Alzira Pires Foffano, no 3 – Parque Francisquine) e na região do Salerno a Unidade da Saúde da Família, que fica localizada na Rua 02, 179, no Parque Salerno.