A Secretaria de Saúde prosseguirá com a vacinação contra a gripe para os grupos considerados prioritários. A orientação foi passada pela Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Estadual (CVE) a todos os municípios paulistas até que haja doses disponíveis. Americana possui, ainda, cerca de cinco mil doses da vacina.
No cômputo geral, Americana já atingiu a meta, com uma cobertura vacinal de 86,04%. Todos os grupos atingiram o índice, com exceção das gestantes (61,99%). Essa realidade é verificada em todo o Estado. Dados da CVE atestam que, em todos os municípios paulistas, o percentual de grávidas vacinadas é de 68,3%. Devido a isso, os profissionais da saúde chamam a atenção dessa população para que procure a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa. Em Americana, são 19 postos de vacinação, que funcionam de segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Além de não prejudicar o feto, a vacina protege o bebê durante os primeiros meses de vida porque os anticorpos são passados ao feto através da placenta. Como o bebê não pode receber a vacina logo após o nascimento, estará protegido nos seus primeiros meses de vida por meio da vacinação da mãe.
Foram vacinados 80,03% de crianças menores de cinco anos; 98,85% de trabalhadores da saúde; 103,32% de puérperas e 88,31% de idosos. Foram imunizados, também, 5.959 doentes crônicos.