O deputado estadual Chico Sardelli (PV) esteve presente esta terça-feira (28/06) em reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Merenda na Assembleia Legislativa. Mesmo não sendo membro efetivo, Sardelli disse que vai acompanhar os trabalhos da CPI. O plenário ficou lotado, principalmente por estudantes.
O presidente da comissão, deputado Marcos Zerbini (PSDB), informou que, com apoio da maioria dos membros, foi nomeado relator da CPI o deputado Estevam Galvão (DEM). “Faremos um trabalho com total isenção e transparência”, garantiu.
A Comissão Parlamentar de Inquérito surgiu em consequência da Operação Alba Branca, que, deflagrada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público paulista em janeiro deste ano, investiga um suposto esquema de superfaturamento na venda de alimentos para a merenda escolar. Recursos originados pelo esquema teriam sido pagos como propina a autoridades e agentes públicos.
Zerbini também anunciou que, em acordo com o relator, foi acertada uma metodologia inicial de trabalho que prevê a solicitação de informações a autoridades e órgãos públicos para só depois, de posse de documentação, serem aprovados os depoimentos de pessoas envolvidas. “A presidência não convocará nenhuma testemunha enquanto não tiver uma parte significativa dos documentos”, disse o presidente. (Com informações do portal Alesp)