SB reúne escolas privadas para discutir educação antirracista
Educação para equidade. A equipe da Secretaria de Educação de Santa Bárbara d´Oeste esteve reunida na última sexta-feira (18) com representantes de escolas da rede privada de ensino para compartilhar o Projeto Jaê e discutir as diretrizes da Lei nº 10.639, de 2003, que prevê a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, bem como a educação das relações étnico-raciais na educação básica.
O Projeto Jaê – Educação para Equidade, instituído no Município desde 2021, é uma parceria com a Comunidade Educativa CEDAC. A parceria foi firmada pelo destaque de Santa Bárbara em seu percurso formativo desde 2013 e nas práticas de educação antirracista.
O objetivo principal do Projeto Jaê é diminuir as desigualdades raciais no desenvolvimento das aprendizagens, promovendo práticas antirracistas nas escolas e constituindo uma rede intersetorial de apoio à equidade na Educação possibilitando ações simultâneas oferecidas à comunidade escolar envolvendo profissionais, familiares e estudantes.
LEIA+ Sobre a política regional
A Lei nº 10.639 é fruto da atuação histórica do movimento negro brasileiro, criada para que todo o Brasil avance no sentido de transformar suas relações sociais em prol da igualdade racial e conheça culturas e histórias ainda pouco abordadas em creches, escolas e universidades brasileiras.
PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP