O idealizador local da sigla, Max Panaggio, começou as articulações para criação do MUNICIPALISTA Barbarense. “Defendemos a valorização e a importância da cidade, uma vez que é aqui que vivemos e trabalhamos, pois deve ser vista com prioridade, enquanto que os governos nacional e estadual são governos distantes às necessidades do cidadão local, os municípios sofrem hoje com a falta de condições financeiras e legais para exercerem as responsabilidades de execução com os serviços básicos com qualidade nas áreas de saúde, educação, cultura, saneamento, lazer, segurança e transporte”.
Deputado Campos Machado, juntamente com a presidente estadual e vice-presidente nacional do PTB Mulher, Marlene Campos Machado, o deputado Campos Machado participou II Encontro Nacional do Partido Municipalista, realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Pela legislação eleitoral, a criação de um partido deve ter o apoio mínimo de 0,5% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados na última eleição, percentual equivalente a 490 mil eleitores.
Este apoio deve estar distribuído em pelo menos nove estados (um terço), entre outros requisitos previstos na Resolução 23.828 e na Lei dos Partidos Políticos, que é a 9.096/95.
Atualmente, a estimativa é de 500 mil assinaturas para a consolidação da legenda. Nesta tarefa o Partido Municipalista já ultrapassou as 300 mil assinaturas.