O Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Bárbara d???Oeste, presidido por Claudio Roberto Pereira, ingressou na Justiça Federal em Brasília, por meio da Força Sindical, com ação para revisão do FGTS.
A ação se dá pelo fato de que desde 1999 o governo mão vem aplicando as correções devidas sobre os valores do FGTS do trabalhador. As perdas de dinheiro podem chegar a 88,3%.Na opinião do presidente Claudio Pereira, ???é inadmissível descobrirmos que o Governo Federal usou o dinheiro do trabalhador para outras finalidades, deixando de cumprir a lei de repasse de atualização monetária do FGTS, cujo rombo chega ao absurdo de bilhões de reais.???O processo que foi encaminhado ao Tribunal Federal constitui-se na maior ação coletiva realizada no Brasil, considerando o numero de pessoas, e o montante de dinheiro envolvidos.Os valores ultrapassam R$ 300 bilhões.
ENTENDA O CASOA Taxa Referencial-TR- é o índice que determina a correção do FGTS , mas o fato é que a partir de 1999, o governo passou a manipular os dados da TR, assim gradativamente, o dinheiro dos trabalhadores no Fundo de Garantia foram ficando defesados. Para se ter uma noção do que o governo vem fazendo a partir de setembro de 2012 , o índice da TR chegou a zero.
COMO ADERIRNão serão cobradas taxas dos sócios na ativa e dos aposentados sócios para ingresso na ação coletiva. Para os não sócios e cidadãos que não são da categoria, o Sindicato busca uma forma para representá-los. Os interessados devem comparecer na secretaria do Sindicato, na Rua João Lino 758. ???Inicialmente estaremos atendendo nossos associados e após este período atenderemos os demais trabalhadores interessados??? disse Claudio Pereira.
Os sócios e aposentados devem apresentar (original e cópia): RG, comprovante de endereço, carteira de trabalho onde conste numero do PIS/PASEP ou cartão do PIS, extratos do FGTS e carta de concessão do benefício.