O projeto “O Grafismo e a Arte Marajoara”, da 3S Projetos, encerra-se em Santa Bárbara d’Oeste com exposição de artes plásticas no dia 24 de junho. A mostra conta com os trabalhos realizados pelos alunos que participaram do projeto e ficam expostos na Estação Cultural das 9h às 17h.
Foram cerca de 50 participantes das oficinas que transformaram a forma de vivenciar a arte. As obras expostas mostram um pouco das técnicas trabalhadas em sala de aula e da criatividade dos alunos em temas como desenho, pintura, dança, pintura corporal, tecelagem e tingimento.
No total foram 10 encontros na Estação Cultural, que aconteceram desde o mês de março e tiveram o objetivo de divulgar conhecimentos sobre a cultura marajoara e, dessa forma, desenvolver nas pessoas o interesse pela cultura de outros povos, que é especialmente evidenciada pelos grafismos por eles utilizados.
Realizadas com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural), as oficinas contam com o patrocínio da Honda e apoio da Fundação Romi e da Estação Cultural, e teve o objetivo de divulgar a cultura Marajoara visual ao mesmo tempo que capacita seus participantes a desenvolverem seu potencial artístico e criativo, incentivando a produção artística por meio de objetos naturais e de fácil acesso.
Arte Marajoara ??? A Arte Marajoara é uma identidade artística caracterizada pelo grafismo ??? técnica com desenhos labirínticos e repetitivos e traços gráficos simétricos ???, que é fruto do trabalho das tribos indígenas que habitavam a ilha de Marajó, em Belém, no estado do Pará, durante o período pré-colonial de 400 a 1400 d.C. O grafismo marajoara concentra distintos padrões estéticos evidenciados principalmente em pinturas cerâmicas, realizadas com destreza, tendo em conta as formas esguias e curvilíneas perfeitamente moldadas, e delicadamente decoradas.