Shopee se torna o segundo maior e-commerce do Brasil, com 201 milhões de acesso

Leia + notícias de Economia, emprego e mercado

O Dia das Mães, em maio, teve forte impacto sobre o tráfego do e-commerce brasileiro, sobretudo, nas gigantes do varejo online. O setor mais importante do comércio eletrônico, o de marketplaces, registrou seu segundo melhor desempenho do ano, com 1,12 bilhão de acessos únicos em maio – ou seja, um crescimento de 5,2% em relação a abril, de acordo com o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, produzido pela Conversion.

Em termos absolutos, o desempenho ficou apenas abaixo de janeiro, que teve 1,17 bilhão. Foi, da mesma forma, o segundo maior número de visitas via apps (276,6 milhões).

As marcas também cresceram, e em patamares elevados: o Mercado Livre passou de 340,3 milhões de acessos para 363 milhões, uma alta de 6,6%. A plataforma argentina tem quase o dobro de tráfego da segunda colocada da lista, a Shopee.

Com 201 milhões de visitas (aumento de 10,8% em relação a abril), a empresa asiática Shopee aproveitou o Dia das Mães para superar, pela primeira vez, a Amazon Brasil como a marca que compete diretamente com o Mercado Livre pelo tráfego online dos brasileiros.

A empresa norte-americana permanece perto, porém, com 195 milhões de acessos, 3,4% mais do que em abril. A concorrência deve se manter acirrada pelos próximos meses – o que, na análise de Diego Ivo, dependerá das estratégias que cada uma adotará a partir de agora.

OLX (1,9%) e Magalu (1,7%), que completam o topo do ranking, também viram seus tráfegos crescerem em maio. Juntas, as cinco marcas representam quase 40% dos acessos de usuários às plataformas do comércio eletrônico no Brasil.

Créditos:Conversion/2024

Diego Ivo, CEO da Conversion, aponta que os acessos online tem uma forte correspondência com a ida às compras dos brasileiros, movimento puxado pela data comemorativa.

“Os dados corroboram com as perspectivas do mercado de que esse Dia das Mães seria de expansão significativa para o varejo. Muita gente projetou faturamentos recordes, por exemplo. As elevações de acessos do e-commerce que mapeamos agora permitem observar que houve um movimento maior dos consumidores nesse sentido”, afirma Ivo.

Segmentos com maior crescimento do mês

Seguindo a tônica dos resultados, o volume de visitas às plataformas subiu 5,2% em comparação a abril, mês sem datas comemorativas, atingindo também o segundo melhor resultado de 2024, com 2,52 bilhões de acessos únicos. Ficou atrás de janeiro, que contou com 2,67 bilhões. Entretanto, mesmo com essa diferença, ambos os meses empataram em acessos via apps, com 550 milhões.

A repercussão da data também pode ser vista nos setores que mais cresceram no mês. O de Eletrônicos e Eletrodomésticos, por exemplo, teve o salto mais alto do período (12,5%). Depois dele, vem o de Presentes e Flores, que subiu 10,8% em comparação a abril. Ambos costumam ser presentes comuns nesta data.

O executivo chama atenção, inclusive, para a elevação de um setor que não costuma ser relacionado com vendas no Dia das Mães: o de esportes. Para ele, esses dados podem já revelar uma novidade no padrão de consumo desse tipo de data.

“Como tem crescido bastante a busca por um estilo de vida saudável, com abrangência entre todas as idades e classes, nossos números mostram que isso já se reflete mesmo na hora de comprar presentes paras as mães”, analisa Ivo.

Faturamento do e-commerce em maio

O relatório também apresenta dados de faturamento do e-commerce, obtidos pela Conversion a partir dos dados da Venda Válida. O levantamento revela que, em maio, o faturamento seguiu uma tendência de crescimento, assim como o número de acessos, subindo 7,2% e mantendo a tendência de alta iniciada em março, impulsionada pelo Dia da Mulher.

Essa tendência, aliás, deve continuar em junho, com o Dia dos Namorados e, seguindo as perspectivas do presente, também pode chegar a julho, com as vendas para as férias de inverno em boa parte do país.

Sobre a Conversion

Fundada em 2011, a Conversion é uma agência de Search Engine Optimization (SEO) que usa dados, tecnologia e conteúdo para destravar o potencial de crescimento em busca orgânica de pequenas, médias e grandes empresas. Em 2018 recebeu o prêmio de Melhores Agências de Performance pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e, em 2021, lançou o Data-driven PR, frente que integra PR, Business Intelligence e Search para gerar estudos e pautas relevantes para mercado e imprensa. É reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no país pela Great Places to Work.

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP