A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe terminaria nesta sexta-feira, dia 22 de maio. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde, com o propósito de proteger a saúde da população, ofertará a vacina em todos os postos de vacinação da Rede Pública Municipal até o dia 03 de junho. Até o momento, a cidade já vacinou 24.900 pessoas pertencentes ao grupo prioritário selecionado pelo Ministério da Saúde, o que corresponde a 57,9% do total da população a ser vacinada.
O público alvo gira em torno de 43 mil pessoas e inclui crianças de 6 meses a 4 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, gestantes, mulheres que estejam no período de até 45 dias pós parto e pessoas com doenças crônicas. Dentre estas pessoas, o grupo que mais recebeu a vacina engloba as mulheres em fase pós-parto (100,5%) e o público que menos aderiu à Campanha é formado pelas gestantes (40%).
O público alvo da Campanha que não se vacinou, ao contrair o vírus, pode desenvolver complicações, agravamento do quadro clínico, como pneumonia, internações em Unidade de Terapia Intensiva e resultar em óbitos por conta da decorrência da infecção viral.