Quatro vezes na semana um grupo formado por 18 deficientes físicos e intelectuais rumam para a pista de atletismo do Centro Esportivo “Vereador José Pereira” para fazer o que mais gostam: praticar esporte. A rotina de trabalho vem apresentando importantes resultados em competições nacionais e internacionais. Um dos destaques da equipe é o atleta Caio Vinicius da Silva Pereira, 36 anos. Especialista no arremesso de peso e lançamento de disco, Pereira possui 18 quebras de recorde brasileiro e das Américas. Nas Paralimpíadas Rio 2016, o sumareense conquistou a quinta colocação no arremesso.
De acordo com o prefeito Luiz Dalben a atual gestão da Prefeitura de Sumaré apoia o esporte paraolímpico e determinou a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, comandada pelo secretário Paulo Sciascio Neto, atenção especial para todos os níveis de esporte, inclusive o paralímpico. “?? uma honra para a cidade de Sumaré contar com grandes esportistas do atletismo paralímpico e estamos há disposição no sentido de colaborar para que os treinamentos tenham continuidade e que os atletas possam participar das principais competições”, destacou o prefeito sumareense, que recentemente recebeu em seu gabinete o campeão de parabadminton Luiz Henrique Moreira dos Santos, morador do Jardim Picerno I.
Para o professor de atletismo e colaborador da Prefeitura de Sumaré, José Vicente, o grupo conta com atletas com idade que varia entre 14 a 48 anos e que a dedicação dos esportistas vem garantindo importantes resultados. “O Caio é um exemplo, assim como o Rafael Mateus da Silva, que é cadeirante e que atualmente ocupa a terceira colocação no ranking mundial de lançamento de club, objeto que se assemelha a um pino de bolinhe, onde o objetivo é arremessar o mais longe possível”, comentou Vicente.
Para fortalecer a escola de atletismo paralímpico, a treinadora e professora de educação física da Prefeitura, Nileidy Venezian, destaca a procura por novos atletas para o desenvolvimento do esporte. “Deficientes físicos, intelectuais e nanismo são muito bem vindos. Recentemente estivemos na APAE e Pestalozzi de Sumaré em busca de novos atletas. Nossas portas estão abertas para que possamos fortalecer ainda mais o esporte no município”, contou Nileidy.
Mais informações sobre as aulas de atletismo paralímpico pelo telefone (19) 3873-1566.