A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural de Sumaré esclarece novamente que os 8 novos radares estáticos fixos e os 4 novos controles de avanço de semáforo em fase de instalação nas principais vias urbanas da cidade terão sua data de entrada em funcionamento divulgada com antecedência mínima de 15 dias aos motoristas, através de faixas afixadas nos locais onde os novos equipamentos estão sendo instalados e também através de nota no site oficial do Município, o www.sumare.sp.gov.br ??? além dos informes enviados à imprensa local e regional em geral.
Independente disto, no entanto, o órgão lembrou que todos os motoristas que trafegam por estes locais são obrigados a respeitarem os limites de velocidade vigentes em cada um destes pontos atualmente, que variam de 50 a 70 quilômetros por hora, conforme o caso. Após o término da fase de instalação dos equipamentos, e antes de eles entrarem em funcionamento efetivo, haverá ainda uma aferição por parte do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a colocação da nova sinalização vertical (placas), contendo os novos limites de velocidade.
Entre 15 e 20 dias antes dos radares e ???pardais??? entrarem em funcionamento, faixas informativas serão afixadas nos locais, trazendo inclusive a data de início da emissão de autuações aos infratores. A SMMUR adiantou que não irá divulgar previamente a lista de locais em que os radares estão sendo instalados. Apenas após a aferição e liberação de uncionamento por parte do INMETRO, é que esses pontos serão informados para toda a imprensa e comunidade, exatamente por causa da eventual mudança de limite em alguns destes pontos. Isto porque, se os novos limites foram informados com muita antecedência e antes da afixação das novas placas, alguns motoristas poderiam se confundir quanto à velocidade máxima permitida antes da efetivação da mudança. 

As empresas vencedoras das novas licitações realizadas pela Prefeitura para esta finalidade foram a Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda, responsável pela instalação dos equipamentos, e a Dsin Desenvolvimento e Soluções em Informática Ltda, responsável pelo processamento das multas manuais (aquelas preenchidas pelos agentes que flagram motoristas da cidade cometendo infrações ao Código Brasileiro de Trânsito) e eletrônicas (aquelas provenientes de radares estáticos e espiões de avanço de sinal).