O universo das redes sociais é cíclico. Embora atualmente o grupo do Facebook viva seu reinado, aproveitando todas as regalias de quem dá as cartas do jogo, um novo ciclo está prestes a começar. O TikTok, um aplicativo chinês focado na produção e compartilhamento de vídeos curtos, conquistou em novembro de 2019 a marca de 1,5 bilhões de downloads mundialmente e atraiu a atenção do mercado, sendo apontado por especialistas como o mais promissor entre todos os apps em ascensão no momento.
O tiktok consome bastante volume de dados dos celulares, por isso é importante ter um bom plano. A SKY Internet tem buscado se diversificar para atender vários tipos de usuários.
“O TikTok é a plataforma para ficar de olho em 2020. Depois de atingir mais de 1 bilhão de downloads em 2019, nós podemos esperar que o TikTok mantenha o crescimento meteórico em 2020 graças a suas agressivas campanhas de marketing e investimento em crescimento regional”, afirmou Adrián Bravo, líder regional na América Latina da Socialbakers, plataforma de análise de mídia social, em entrevista ao LABS.
Além da América Latina, o app também vive um momento de plena ascensão em países como Estados Unidos, Índia, França e Japão, ainda que venha sofrendo pressão internacional após ser acusada de fornecer dados dos usuários da plataforma para terceiros.
Recentemente, um estudante universitário da Califórnia acusou o aplicativo, em uma ação coletiva, de transferência de dados de usuários particulares para servidores na China. A empresa também está enfrentando uma investigação de segurança nacional do governo dos EUA sobre preocupações com armazenamento de dados e possível censura de conteúdo político sensível. A TikTok já se manifestou dizendo que não guarda qualquer dado pessoal de seus usuários, mas continua sendo investigada nos EUA.
Rodrigo Barbosa, community manager do Tiktok, disse ao LABS que a empresa ficou entusiasmada “com a resposta extraordinária” dos usuários brasileiros ao app. Ele disse também que, além de todos os esforços para melhorar constantemente os recursos de conteúdo na plataforma, a localizaçãoserá um dos maiores pilares da empresa para manter o ritmo de crescimento internacional no próximo ano.
Em 2020, o Brasil deve tornar-se uma peça chave para a estratégia global do aplicativo. Em entrevista ao LABS, Barbosa falou sobre os próximos passos do aplicativo no país e de como a empresa está reforçando os mecanismos de privacidade e segurança da informação em meio investigações de violação de privacidade nos Estados Unidos.