A Coligação Sumaré Avança com a Força do Povo (PT / PSL / PTN / PDT / PSDC / PHS / PPL / PSB / PC do B / PRP / PSC / PRB) protocolou na manhã desta quinta (14) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedido de ???execução de decisão???, para que seja cumprida a sentença concedida pela Ministra Luciana Lóssio em 5 de agosto que confirma a cassação da prefeita Cristina Carrara (PSDB) e do vice Luiz Alfredo Dalben (PPS).
Em atendendo o pedido, a ministra deverá determinar o cumprimento imediato da decisão que foi publicada no Diário Oficial na terça-feira (12), o que resultará na cassação dos registros de Carrara e Dalben (que perdem ainda os direitos políticos por oito anos) e na posse do então candidato da coligação e hoje deputado estadual professor Tito (PT) como novo prefeito de Sumaré.
Ontem, uma petição de igual teor, que de maneira equivocada foi encaminhada ao ministro Dias Toffoli, foi negada, visto que não caberia ao magistrado decidir sobre o caso já que a sentença da ministra Lóssio foi monocrática e não de colegiado do TSE. Desta forma, a nova petição foi dirigida, conforme rege a lei, a ministra relatora. No documento, a coligação frisa que a própria cautelar que vinha mantendo Carrara à frente da prefeitura estabelecia ser válida ???até posterior deliberação pelo Tribunal Superior Eleitoral???, o que já ocorreu no dia 5.Desta forma, a coligação solicita à ministra que comunique de maneira imediata o TRE-SP sobre a decisão que negou seguimento aos Recursos Especiais interpostos por Carrara e Dalben, a fim de que os candidatos que tiveram seus diplomas cassados sejam efetivamente afastados dos respectivos cargos e seja feita a posse de Tito, segundo colocado nas eleições de 2012 ??? já que os casados foram eleitos com menos de 50% dos votos válidos.