Ao entrar numa das salas da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Professora Terezinha Antonia Malaguetta Merenda’, no Jardim Bela Vista, na manhã desta sexta-feira (28), Natália Zorzeto procurava os trabalhos feitos pelo filho, Arthur, para a Semana da Água. A unidade escolar desenvolveu projeto abordando a importância da água e encerrou com uma exposição dos materiais para os pais.
Todos os anos são realizados trabalhos temáticos e em 2015 o lema é: “E se fosse a última gota? Preserve cada gota”. Além de aproximar a escola da comunidade, o projeto é referente ao Consórcio PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), do qual Nova Odessa faz parte. E para utilização de materiais houve parceria com a concessionária CCR AutoBan.
De acordo com a coordenadora pedagógica Rosana Aparecida Ferraz Silva, o tema escolhido reflete a escassez hídrica vivida em 2014. “O momento que passamos no ano passado motivou o tema”, confirma. A escola trabalhou em sala sobre as ações realizadas pela Prefeitura para garantir tranquilidade hídrica este ano, como desassoreamento das represas e a redução no consumo de água pela população.
“Nova Odessa é a única cidade da região que teve olhar especial e administrativo com as represas, para preservar a água”, afirma Rosana Silva. A coordenadora explica que o assunto foi trazido para as salas de aula com o intuito de que os alunos levassem a suas residências. “Trabalhamos tanto as ações do Município quanto as que as crianças podem ter em casa, com os pais”, reforça.
Diretora da unidade escolar, Roseli de Morais conta que a conscientização sobre a importância da água era visível, ao longo dos meses, junto às crianças. “Notamos, pelas contas de água mostradas pelos próprios alunos, que houve diminuição no consumo. Através dos conteúdos discutidos e aprendidos em sala eles refletiram, junto aos pais, para a questão de economizar água”, acrescenta.
Na opinião da diretora, os alunos são ‘agentes multiplicadores’. “Eles levam a conscientização para dentro de casa e viram exemplo para os pais, invertendo uma tendência natural dos genitores serem espelho para os filhos”, completa Roseli. No mês de agosto a escola finalizou o conteúdo veiculado desde o início do ano, encerrando com a exposição aberta aos pais.
Houve o uso de materiais que normalmente iriam para o lixo, reforçando o conceito dos três Rs: Reduzir, Reciclar e Reutilizar. “Todo dia o Arthur comentava em casa dos trabalhos que estava fazendo na escola. Falava também que a gente não podia gastar muita água”, conta a munícipe Natália Zorzeto. “Ele chegava em casa contando as histórias ouvidas, além do conteúdo discutido em sala”, completa.
Para a diretora de Ensino Fundamental, Rosimar Paschoalin Antonio, é uma maneira da Secretaria Municipal de Educação ampliar a formação das crianças. “Todas as escolas municipais fazem trabalhos assim, cada uma com sua particularidade”, destaca. “?? importante para a conscientização das pessoas e os alunos serem multiplicadores desse conteúdo”, conclui.