A fita de suspensão ou TRX pode ser utilizada para diversos tipos de treinamentos funcionais. O objetivo do instrumento é aumentar a força, a resistência e o equilíbrio. No Pilates é muito útil para treinos de membros superiores (braços) e inferiores (pernas). “Conseguimos com a fita trabalhar vários músculos e fazer um trabalho bem específico de acordo com os objetivos e necessidades de cada aluno”, explica Eduardo Sosnowski, responsável técnico do Studio 1.6 Treinamento Funcional e Pilates, de Curitiba.
O treino no TRX baseia-se na estabilização das articulações com uso do peso do corpo como resistência variável. O nível de dificuldade pode ser controlado apenas pela posição do corpo em cada exercício, isto porque, não se trabalha com pesos adicionais, apenas com o peso do corpo. “O treino no TRX, com orientação profissional, melhora a postura, fortalece a musculatura que envolve a coluna. Ao mesmo tempo, trabalha a coordenação motora do aluno e ainda há grande gasto calórico”, enumera os benefícios Sosnowski.
TRX: invenção para treino em alto mar
A fita de suspensão foi criada pelo norte-americano Randy Hetrick quando estava na marinha e não dispunha de equipamentos nem lugar adequado para treinar já que ficava longos meses confinado em navios e submarinos.
Foi então que Randy teve a ideia de usar fitas usadas em paraquedas, borrachas e cordas de barcos de modo a criar um instrumento portátil que pudesse ser utilizado para desenvolver a resistência, melhorar o condicionamento físico e a força muscular. O treino no TRX baseia-se na estabilização das articulações com uso do peso do corpo como resistência variável. O nível de dificuldade pode ser controlado apenas pela posição do corpo em cada exercício, isto porque, não se trabalha com pesos adicionais, apenas com o peso do corpo.