O Festival de Cannes chegou ao fim neste sábado, 24, na França. O prêmio máximo- a Palma de Ouro- foi para “Winter Sleep”, do turco Nuri Bilge Ceylan. Julianne Moore ficou com o prêmio de Melhor Atriz por “Maps of the Stars”, e Bennett Miller foi escolhido o Melhor Diretor por “Foxcatcher”.
Os vencedores deste do Festival de Cannes foram escolhidos pela cineasta Jane Campion e seu júri formado por nomes como Sofia Coppola, Willen Dafoe, Nicolas Winding Refn e Gael Garcia Bernal, em uma seleção de 18 filmes na Mostra Competitiva. O mestre de cerimônias do evento de 2014 foi o ator francês Lambert Wilson.
Quentin Tarantino, diretor de ‘Pulp Fiction: Tempo de Violência’, e Uma Thurman, que foram ao Festival em comemoração aos 20 anos de lançamento do filmo, foram os encarregados de anunciar o evencedor da Palma de Ouro, “Winter Sleep”, que conta a história de um casamento e é estrelado por Haluk Bilginer, Melisa Sozen e Demet Akbag.
Ao receber a Palma de Ouro, o diretor turco Nuri Bilge Ceylan dedicou o prêmio “para os jovens da Turquia que perderam suas vidas durante o ano pasado” e agradeceu a Gilles Jacob, presidente do Festival de Cannes, e a Thierry Frémaux, diretor-geral do evento, por apoiarem “um filme tão longo”. “Winter Sleep” foi a produção mais longa da competição com 3 horas e 16 minutos de duração.
Bennett Miller levou o prêmio de Melhor Diretor pelo filme “Foxcatcher”. Baseado em uma história real e trágica, o longa é estrelado por Channing Tatum, Steve Carrell e Mark Ruffalo. Juliane Moore, que não compareceu à cerimônia de encerramento, foi escolhida a Melhor Atriz por sua atuação em “Maps of the Stars”, de David Cronenberg.
Timothy Spall, protagonista de “Mr. Turner” de Milke Leigh, ganhou o prêmio de Melhor Ator. Na trama, ele interpreta o pintor britânico J.M.W. Turner. De acordo com o The Hollywood Reporter, Spall foi às lágrimas ao fazer seu discurso de agradecimento. “Eu geralmente sou uma madrinha e esta foi a primeira vez em que fui a noiva”, disse Spall ao receber seu prêmio.