Cada vez mais os usuários estão procurando alternativas para aumentar a sua privacidade virtual. Uma solução bastante utilizada é a VPN (Virtual Private Network), mas o que é exatamente a VPN? Esta é uma rede privada cujo principal objetivo é permitir a conexão segura dos seus usuários e minimizar a exposição indesejada de dados na web.
Como a VPN funciona?
Ao ser instalada no aparelho, esta rede faz o intermédio das informações trocadas entre o dispositivo e a internet, oferecendo um caminho seguro para a passagem destes dados através da criptografia. Desta maneira, a atividade e as informações enviadas/recebidas pelo usuário se tornam anônimas para servidores externos.
Benefícios da VPN
- Aumento da privacidade online
Como a VPN faz a transferência de dados utilizando criptografia, é muito mais seguro compartilhar informações pessoais na web através dela, pois golpistas e hackers não tem como codificar estes dados.
Além disso, o acesso à internet não é vinculado ao IP do dispositivo por que, durante a conexão, o endereço exibido na web é o da VPN. Portanto, o seu endereço IP (que permite o servidor externo identificar e rastrear o seu aparelho) também permanece no anonimato.
- Evita o rastreio das suas preferências pelas empresas
Com o anonimato nas redes, você não tem seus dados coletados por empresas como a Google e Facebook. Estas companhias e alguns outros sites de busca, utilizam essas informações para montar um perfil sobre as suas preferências e personalizam anúncios direcionado aos seus anseios, ou até mesmo, vende os seus dados para outras empresas.
- Possibilidade de acessar conteúdos de outros países
Os provedores do serviço de VPN possuem servidores em vários locais do mundo, assim, você seleciona o lugar desejado e adquire acesso ao conteúdo disponível para aquele país por meio do endereço IP daquele servidor.
Este artifício tem sido aplicado para acessar a conteúdo de redes de streaming de outros países. Por exemplo, se você deseja assistir na Netflix a temporada de The Office US (que não está disponível aqui no Brasil), basta você se conectar com um servidor do seu provedor VPN dos EUA. Para além da Netflix, também é possível acessar outras plataformas como Amazon Prime Video, Disney +, Hulu, etc.
- Preço
Existem provedores de VPNs gratuitas, entretanto, a sua utilização não é recomendada por que muitas delas utilizam protocolos de criptografia de baixa qualidade, que são mais suscetíveis a ocorrência de falhas na segurança. Além disso, já houve casos de alguns provedores deste tipo de VPN que coletaram e venderam as informações dos seus clientes, o que fere completamente com a premissa do software, que é justamente oferecer mais segurança aos seus dados.
As opções pagas oferecem serviços de qualidade há um baixo custo, com planos anuais que mostram ser um excelente custo-benefício para os usuários.
- Facilidade no acesso
No geral, as VPNs são softwares simples de configurar e possuem interfaces intuitivas, o que facilita o uso por usuários inexperientes.
Desvantagens
Há alguns casos em que a VPN diminui a velocidade de conexão do dispositivo, este problema deve-se a alguns fatores como: a localização do servidor (quanto mais distante o servidor utilizado estiver da sua localização real, maior o aumento da latência de rede); e o tipo de protocolo de criptografia utilizado (geralmente os protocolos mais seguros demoram um pouco mais quando comparados com os mais suscetíveis a falhas).
Em razão disso, opte por uma VPN que possua uma grande quantidade de servidores e ofereça diversidade quanto ao protocolo de criptografia utilizado, pois se você detectar estes problemas, consegue resolver em poucos minutos modificando de um protocolo para outro.
Em resumo, uma VPN é uma solução excelente para uma navegação segura e a proteção dos seus dados, melhorando assim a sua privacidade online. Com preços acessíveis e comodidade aos usuários, ela também oferece a possibilidade de acessar catálogos de plataformas de streaming de outros países sem sair de casa.