Na próxima segunda-feira (23/04) terá início a 20ª Campanha de Vacinação contra Influenza em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 16h. A campanha será realizada em três etapas, porém irá atender em cada uma um grupo específico de pessoas. Somente para a primeira etapa o município recebeu um lote de 14.200 doses da vacina. A meta é vacinar 90% da população-alvo, o que representa 46.477 indivíduos pertencentes aos grupos prioritários, entre eles idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, crianças, entre outros.
A partir do dia 23 de abril a vacina será destinada aos profissionais de saúde, indígenas e pessoas com 60 anos ou mais de idade. Após o dia 2 de maio serão as crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes e puérperas que terão prioridade. A terceira e última etapa acontece a partir do dia 9 de maio, quando serão vacinadas as pessoas portadoras de comorbidades, professores (das escolas públicas e privadas) e os indivíduos privados de liberdade. As pessoas que não conseguirem obter a vacina durante o período estipulado de acordo com a indicação na etapa, poderão procurar a unidade de saúde posteriormente.
Segundo estimativas da Vigilância Epidemiológica atualmente há no município aproximadamente 11,5 mil crianças, 5 mil trabalhadores na área da saúde, 27,5 mil idosos, 14 mil portadores de comorbidades e 2,5 mil mulheres gestantes ou puérperas, sendo que todos deverão receber a vacina.
Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Simone Maciel, a campanha é muito importante, pois evita que as pessoas contraiam a doença e também ajuda a prevenir quadros de pneumonias e internações, diminuindo assim as possibilidades das pessoas pertencentes aos grupos prioritários ficarem internadas e até morrerem pelo vírus causador da gripe.
???Essas pessoas [dos grupos prioritários] podem evoluir com maior gravidade, levando a internações, quadros de pneumonia e até mesmo a óbito. Então o alerta é para que busquem qualquer unidade de saúde do município, para receberem a vacina o mais rápido possível e ficarem protegidas contra o vírus???, ressaltou.
A Vigilância esclarece ainda que a vacina é inativada, produzida a partir de vírus morto fragmentado e protege contra influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B e está contraindicada somente para as pessoas que apresentam alergia grave a ovo ou que tiveram reações graves em doses anteriores.