A campanha de Vacinação Antirrábica vacinou 10.706 animais em Santa Bárbara d’Oeste, que aconteceu nos dias 06 e 13 de agosto. O balanço final foi divulgado ontem (15) pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão vinculado a Secretaria de Saúde.
As vacinas foram disponibilizadas gratuitamente, compostos montados em regiões distintas, totalizando 15 locais por sábado, as doses seguem disponíveis no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Jardim São Joaquim, de segunda-feira a sexta-feira, o ano inteiro.
Para aqueles animais que receberam a primeira dose, a orientação é que os proprietários os levem ao CCZ no prazo de 30 dias após a aplicação para um reforço no medicamento. A raiva é uma doença infecciosa provocada por um vírus que é transmitido de animal para animal através da saliva contaminada. O homem também pode adquiri este vírus através da mordida, lambida, arranhadura ou contato com animais infeccionados (cães, gatos, morcegos e outros mamíferos). Trata-se de uma doença mortal. Após inicio dos sintomas a letalidade tanto no homem como em outros animais é de praticamente 100%.