Os estudantes e profissionais interessados em elevar sua relação com os conteúdos audiovisuais a outro patamar já podem se inscrever nos novos cursos oferecidos pela Roteiraria Escola ??? centro de formação de roteiristas para ficção audiovisual e branded content ???, em São Paulo: “Formação de Roteiristas”, “Oficina de Séries” e “Roteiro para Entretenimento de Marcas”. Todos os cursos estão com inscrições abertas pelo site www.roteiraria.com.br.

Além da expertise dos professores, atuantes no mercado, a Roteiraria Escola oferece uma metodologia própria, baseada na teoria dos três campos narrativos, do norte-americano David Bordwell, e orientada pelas melhores referências do mercado audiovisual mundial, tanto as de mercado, como a norte-americana, quanto as de expressão autoral, como algumas das escolas europeias.
Outro diferencial é a relação da Escola com importantes produtoras brasileiras, o que cria um canal entre o aluno e o mercado. “Pela nossa parceria, a primeira leitura dos roteiros desenvolvidos nos cursos que ministramos são oferecidos às produtoras parceiras. Assim, fazemos com que a exposição dos alunos aos grandes players do audiovisual seja mais que uma promessa, além de atuarmos como um laboratório de novas ideias e projetos para as produtoras. Os alunos ainda têm a oportunidade de participar de grupos do desenvolvimento de produtos originais da Roteiraria”, afirma Eduardo Ribeiro, sócio-diretor da Roteiraria.
Formação de roteiristas
O curso de Formação de Roteiristas é voltado tanto para os recém-formados, quanto para os profissionais que já atuam em produtoras e desejam aprimorar o repertório ou criar diferenciais em seus conteúdos. A metodologia converge teoria e prática em 40 aulas (120 horas) realizadas às segundas-feiras, das 19h às 22h, a partir de 5 de fevereiro de 2018.
?? ministrado pelo roteirista e professor Ricardo Tiezzi, que já escreveu as séries “Julie e os Fantasmas” (Band / Nickelodeon) ??? vencedora do prêmio APCA e indicada ao Emmy Internacional ???, “Mothern” (GNT), os roteiros dos filmes “Superpai” e “Qualquer Gato Vira Lata”, da animação “Sítio do Picapau Amarelo”, além de compor a equipe de roteiristas do seriado “Malhação” (TV Globo), entre outros; e pelo escritor, autor, filósofo, doutor em Literatura Comparada, entre outros títulos, Rodrigo Petrônio. Oficina de SériesCom duração de 40 aulas (120 horas), a Oficina ensina de maneira prática, por meio de uma metodologia exclusiva, o desenvolvimento de narrativas de séries de ficção.
As aulas serão ministradas às terças-feiras, das 19h às 22h, a partir de 27 de fevereiro, pela diretora de criação Patrícia Leme, que atua no mercado criando e desenvolvendo projetos de entretenimento e branded entertainment para diversas plataformas e em diferentes formatos, como webséries, documentários e séries infantis; e pelo roteirista e sócio-fundador da escola, José Carvalho, que tem entre seus principais créditos os filmes “O primeiro dia” e “Surfistinha”, a séria infantil “Castelo Rá-Tim-Bum”, a telenovela “Xica da Silva”, os programas de TV “Sai de Baixo” e “Carga Pesada”, entre outros. Roteiro para entretenimento de marcasCom vistas às oportunidades alavancadas pelas novas formas de as marcas se comunicarem com seus públicos, utilizando histórias de ficção, o curso “Roteiro para entretenimento de marcas”, ministrado pela profissional da área Patrícia Leme, aborda as diversas formas de uma marca fazer parte da narrativa, maneiras para aplicar os métodos da escrita de roteiros para dramaturgia nos projetos produzidos pelas marcas, além de aproximar o profissional das narrativas contemporâneas e de seus formatos e gêneros.
Com início em março e carga horária de 42 horas distribuídas em 14 aulas (às quartas-feiras, das 19h às 22h), o curso é voltado a criativos de agências de publicidade, que buscam ampliar seus conhecimentos para além dos filmes de 30 segundos de duração e que querem conhecer as ferramentas para criar e escrever para outros formatos. Também tem como foco diretores de conteúdo de agências de publicidade, de produtoras e canais de TV ou na internet, que querem fortalecer sua avaliação na hora de escolher um projeto para desenvolvimento, roteiristas que querem expandir seus campos de trabalho e se aproximar do universo do conteúdo de marcas, bem como a diretores, produtores e outros profissionais de criação com interesse em aprimorar habilidades diferenciadas e criativas para o desenvolvimento de conteúdos para diversos meios.