Depois de ter recebido diversas reclamações de munícipes a respeito da demora e da dificuldade do agendamento de consultas em diferentes Unidades Básicas de Saúde do Município e de ter constatado, pessoalmente, longas filas na UBS Dr. Célio Faria, no Roberto Romano, e na UBS Dr. Hélio Furlan, no Cidade Nova, o vereador Jesus Vendedor (DEM), protocolou requerimento de informações à Prefeitura.

No documento, o parlamentar indaga como funciona o sistema de distribuição de senhas aos pacientes que tentam agendar consulta e se existe algum tipo de diferenciação por especialidade médica. Antes do questionamento, Jesus ressalta que, ao longo dessa semana, conversou com munícipes que aguardavam desde a madrugada para a retirada de senhas e que, já no fim da tarde, ainda não tinham conseguido agendar uma consulta. O vereador pergunta ainda qual é o horário de início e de término da distribuição dessas senhas para agendamento de consultas médicas e se todos os números são chamados.
Ainda no pedido de informações, Jesus pergunta o que acontece com o cidadão que retirou a senha, mas não conseguiu agendar consulta, indagando se esse paciente tem seu nome incluído numa espécie de pré-agendamento ou se precisa enfrentar longas filas novamente em uma outra data. O número de senhas distribuídas em uma UBS no dia de agendamento de consultas é outro questionamento do vereador, que tamém pergunta se existe um número já previsto de agendamento de consultas por especialidade ou se as senhas são distribuídas aleatoriamente até atingir a quantidade de consultas disponíveis.
O vereador também questiona a Prefeitura se existe alguma divulgação, no momento da distribuição das senhas, do número de cada munícipe nessa fila e da quantidade de consultas que serão agendadas em cada especialidade. Ele pergunta, ainda, o número de consultas agendadas no último dia 8 deste mês na UBS do Roberto Romano e no dia 9 na UBS do Cidade Nova. Além disso, Jesus também pede que a Prefeitura especifique a quantidade de consultas agendadas em cada especialidade médica.
Diante do colapso ocorrido nesta semana nessas duas unidades, ele pergunta se existe algum planejamento por parte da Prefeitura para alterar o sistema de agendamento e, em caso afirmativo, como será o novo modelo. Jesus também pede informações à Prefeitura a respeito da previsão para implantação do sistema de atendimento Zera Fila, já implantado no São Fernando, no Jardim Esmeralda e no Planalto do Sol II, também nas unidades do Roberto Romano e do Cidade Nova.
Por fim, o parlamentar pergunta havia alguma defasagem de funcionários nessas duas UBSs quando foram registradas as longas filas por atendimento, assim como se é feito algum tipo de remanejamento de servidores para atender à demanda nas unidades que promovem o agendamento.